Projeto de extração de quartzito em Uruoca e Moraújo é aprovado pelo Coema

5 de março de 2021 - 13:51 # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace - Texto e Foto

O projeto de Extração de Quartzito para Rocha Ornamental, nos municípios de Uruoca e Moraújo – CE, de interesse da empresa Quartzblue Mineração Ltda, foi aprovado por membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) nesta quinta-feira (4/3), na 285ª reunião ordinária do colegiado. O empreendimento deve ser instalado a 328 km de Fortaleza, na zona de crescimento do setor de rochas ornamentais no município de Uruoca.

Situado entre localidades da Fazenda Cruzeiro, Fazenda Salgado, Fazenda Almas e de Goiana, no Estado do Ceará, o objetivo principal é a extração de rocha ornamental do tipo exótico, em quatro áreas contíguas, que juntas perfazem um total de 1.743,95 hectares, com reserva mineral total aprovada da ordem de 828.036.919,07 Ton. Além disso, o projeto visa promover o desenvolvimento do setor econômico da região, através do incremento no ramo de rocha ornamental.

O empreendimento tem ainda como objetivos: gerar empregos diretos e indiretos, refletindo em solução de questões econômicas e sociais do município de Uruoca e Moraújo e dos municípios circunvizinhos; alavancar a atividade de extração de rochas ornamentais, com oferta do tipo exótico de padrão excelente; aumentar a circulação de moeda na região noroeste do Estado, visando uma maior arrecadação tributária para os cofres públicos.

Coema

O Coema é composto por 37 representantes de órgãos públicos dos poderes Executivo e Legislativo do estado, das universidades públicas, de instituições da sociedade civil, incluindo entidades de classe de profissionais de nível superior e do movimento ambiental. As decisões do colegiado são tomadas democraticamente por meio de votação direta e aberta dos conselheiros, em reuniões ordinárias mensais, que ocorrem nas primeiras quintas-feiras de cada mês, ou em sessões extraordinárias previamente agendadas.

A íntegra da 285ª reunião ordinária do conselho pode ser conferida no Youtube da Semace, clicando aqui.