Plantão Psicológico acompanha profissionais de saúde e familiares de pacientes internados

8 de março de 2021 - 10:59 # # # # #

Diego Sombra - Ascom Hospital São José - Texto e foto

Psicóloga Níveamara Sidrac é uma das profissionais responsáveis pelo serviço

O Hospital São José (HSJ) disponibiliza Plantão Psicológico para acompanhar trabalhadores de saúde e familiares de pacientes internados com Covid-19 na unidade. Criado no início da pandemia no Ceará, o serviço proporciona escuta e acolhimento a quem precisa lidar com traumas, medos, angústias e desafios no momento atual. O atendimento é realizado de forma online pelas plataformas Zoom, Google Meet ou pelo WhatsApp e acontece às terças, quintas e sextas-feiras, das 7h às 19h.

O serviço foi fundamental para Viviane Maria Sá de Souza, de 34 anos. Recepcionista do ambulatório do Hospital São José há quatro anos, ela buscou atendimento no Plantão Psicológico em março de 2020, quando os primeiros casos de coronavírus foram confirmados no Ceará. “Na época, eu procurei ajuda porque estava com medo. Eu não sabia o que poderia acontecer e o meu receio era, principalmente, me contaminar e levar a doença para casa, pois eu tenho familiares que são do grupo de risco”, conta.

Viviane chegou a ser diagnosticada com Covid-19 e passou, ao todo, cerca de um mês afastada do trabalho. Por precaução, ela também se isolou da família no período de recuperação da doença. “A psicóloga me proporcionou conversas que me ajudaram a entender a situação. Sempre quando eu estava muito aflita, eu a procurava. As conversas sempre me faziam muito bem. Foi um atendimento muito importante para que a gente pudesse compreender e lidar com todas as dificuldades”, relata a colaboradora.

As psicólogas Karla Miranda, Simone Lima e Níveamara Sidrac estão à frente do serviço, que fornece uma escuta qualificada em meio às situações difíceis relacionadas à pandemia. “É fundamental que, em momentos de crise, se procure ajuda, principalmente os profissionais de saúde que estão muito próximos de tudo que está acontecendo. E os familiares também sofrem com as perdas, com as ausências das pessoas vítimas da Covid-19”, afirma Karla Miranda.

Além de contemplar profissionais que atuam na linha de frente do atendimento a pacientes com coronavírus, o Plantão atende funcionários de diferentes setores do HSJ. “O atendimento realmente dá um apoio para os colaboradores. A gente faz o que chamamos de primeiros cuidados psicológicos para a pessoa ter condição de enfrentar as adversidades. O paciente entra no atendimento de um jeito e sai de outro”, explica Níveamara Sidrac.

Agendamento

Para agendar um horário, os interessados podem entrar em contato com uma das psicólogas pelo WhatsApp, que é divulgado internamente. Karla Miranda reforça a importância da adesão ao serviço. De acordo com a especialista, os cuidados com a saúde mental colaboram para amenizar o sofrimento psíquico não só durante a pandemia, mas ao longo de toda a vida.

“Existe um certo preconceito em relação a cuidar da saúde mental. Parece que esse cuidado é desvalorizado pelo medo de o sujeito ser tachado de louco, de fraco. Então, é importante que as pessoas procurem [ajuda] quando se sintam sofrendo, quando sintam que não têm habilidade para lidar com algumas questões, quando as situações da vida as fazem sofrer”.