Seduc realiza abertura do Ciclo de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Infantil

8 de março de 2021 - 15:20 # # # # # #

Debora Vanessa - Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Texto

A Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps), da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE), por meio da Célula de Apoio e Desenvolvimento da Educação Infantil (Cadin), promoveu, nesta segunda-feira (08/03), a abertura do Ciclo de Formação Continuada para Profissionais da Educação Infantil. O evento, realizado por webconferência, contou com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Santana; da secretária da Educação, Eliana Estrela; do secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Márcio Brito; da coordenadora da Coeps, Oderlânia Leite, entre outros participantes.

Durante a manhã, a abertura foi direcionada aos gestores escolares. No período da tarde, aos professores. O objetivo é apresentar o time de profissionais que estão engajados diretamente na construção pedagógica do Ciclo Formativo, no que se refere ao desenho metodológico da formação, bem como ao desenvolvimento de debates e discussões no âmbito da Educação Infantil. Nesse sentido, foram convidados, além da equipe técnica da Cadin, especialistas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, Onélia Santana destacou a importância dos profissionais da educação infantil para o desenvolvimento das ações voltadas à primeira infância no Estado. “Vocês têm um papel extraordinário e fazem a diferença no desenvolvimento do Padin (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil), orientando as famílias para que saibam a forma adequada de conduzir a educação das nossas crianças. Tenho certeza que, com o trabalho que estamos desenvolvendo nos 184 municípios cearenses, vamos alcançar excelentes resultados na nossa educação, e brevemente o Ceará será referência nacional nas políticas educacionais para a primeira infância”, destacou Onélia, que também é presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI).

A secretária Eliana Estrela também ressaltou a importância do Ciclo de Formação para o desenvolvimento das iniciativas voltadas à primeira infância. “Estamos construindo não o futuro, mas o presente. Uma criança que tem amabilidade vai ter condições de construir conhecimento com mais tranquilidade, por meio da interação com os professores e colegas”, apontou.

Márcio Brito frisou que o Ceará tem se destacado por ter assumido a responsabilidade pela educação infantil, mesmo não sendo competência direta do Estado. “O Governo do Ceará tem assumido o compromisso de ofertar uma educação de qualidade para as nossas crianças ainda que esta não seja uma função da rede estadual. Mas nós entendemos que para avançarmos na educação e melhorar, cada vez mais, os resultados precisamos investir em um ensino infantil melhor, de mais qualidade e mais estruturado a partir da primeira infância”, afirmou o secretário, ressaltando que os gestores e professores são fundamentais para o desenvolvimento desta política educacional.

As formações serão desenvolvidas ao longo do ano durante quatro módulos. Estes serão compostos por um percurso de trabalho, que será organizado por meio de leituras, interações em fóruns e discussões nas webconferências, bem como na construção de portfólios e planos de formação avaliativos.

As jornadas estão alinhadas ao escopo de trabalho do Programa Mais infância Ceará, no que se refere aos pilares de desenvolvimento infantil, sob o aspecto da formação integral e integrada de bebês e de crianças, compreendendo a escola como direito de todos, buscando atender à meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches. Além disso, as discussões e reflexões propostas estão ancoradas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), o que possibilita a implementação desses documentos no contexto estadual.

“O Ciclo Formativo será realizado em cadeia. Ou seja, nossos cursistas também são formadores regionais que desdobram nossas ações para os profissionais dos municípios e estes adaptam e desdobram as formações para professoras e gestores cearenses”, explica Oderlânia Leite.

Mais Infância

A formação está ancorada nos pilares do Programa Mais Infância Ceará, o qual se constitui e se consolida como política pública do Estado. O Mais Infância foi criado em agosto de 2015 observando a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à primeira etapa da vida. Desenvolvido a partir de um diagnóstico da situação na área da infância e do mapeamento das ações voltadas para este segmento nas diferentes secretarias estaduais, o programa busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.

O Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender à meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches. Visa apoiar a construção e a qualificação dos Centros de Educação Infantil (CEIs), além do fortalecimento das famílias para o cuidado e a promoção do desenvolvimento de seus filhos.