Iniciativas Comunitárias CCBJ: idealizado por três mulheres periféricas, Instituto Educa Mais Esporte ganha projeção nacional

9 de março de 2021 - 15:17 # # # # # # # # #

Isabel Mayara Brasil - Ascom CCBJ - Texto
Ascom CCBJ - Fotos

Integrando a rede de conteúdo e programações do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), em alusão ao Dia da Mulher, o CCBJ, equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) vem apresentar uma grande conquista de uma das Iniciativas Comunitárias do equipamento: o Instituto Educa Mais Esporte. Idealizada por três mulheres periféricas do território do Grande Bom Jardim, essa transformação e impacto social pelo esporte ganhou projeção nacional com aprovação na Falcons University (SP).

O Instituto Educa Mais Esporte

O instituto Educa Mais Esporte nasceu em 2018 com o time de futsal Quem é Bom Faz Sucesso, uma iniciativa de três mulheres da periferia do Bonsucesso, em Fortaleza: Cleiviane Castro, Edilene do Nascimento, ambas jogadoras de futsal, e Raquel Souza, estudante de direito e bolsista Prouni. “Nós decidimos levar oportunidades para crianças da periferia e passamos a atuar no bairro Bom Sucesso, onde crescemos e moramos e hoje atendemos crianças e jovens de 6 a 18 anos em vulnerabilidade social, com a colaboração de dez voluntários ”, esclarece Raquel.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a formação cidadã para crianças que vivem em contexto de vulnerabilidade social. O instituto tem como princípios norteadores o esporte, cultura, arte e educação como ferramentas de transformação. A partir desses princípios são ofertadas aulas de futsal, música, atividades educativas, assistência social e psicológica e cursos de capacitação.

Novas Conquistas

Em 2020, o Educa Mais Esporte foi selecionado na Chamada Pública para Iniciativas Comunitárias CCBJ, uma ação realizada pelo equipamento cultural, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP). Com a entrada do recurso, em agosto de 2020 foram selecionadas 30 propostas de Iniciativas Comunitária com atuação no território do  Grande Bom Jardim, que passaram a receber investimentos como apoio financeiro e momentos formativos, como uma forma de auxiliar na manutenção das atividades e no suporte à produção de ações, durante o período pandêmico.

Em 2021, os avanços continuam com parceria ao lado do CCBJ. Entre as conquistas do projeto nas Iniciativas Comunitárias do Grande Bom Jardim, o grupo conseguiu realizar a compra dos uniformes, demanda que estava pendente durante os dois anos de existência do projeto por conta da falta de recursos. Além disso, foi adquirido material para terapia psicológica, materiais auxiliares para a equipe de administração, materiais de música, materiais esportivos, participação em campeonatos de futsal, como a Copa Liface, e incentivos para Assistentes Sociais, que vinham de longe prestar serviço junto ao grupo. O grupo também conseguiu viabilizar uma ajuda de custo para as próprias idealizadoras do projeto.

Durante a pandemia, conseguiu alcançar mais de 400 famílias do território, com doação de cestas básicas, vale alimentação, vale gás e outras ações.

Aprovação na Falcons University

Outra conquista é digna de comemoração e reconhecimento em 2021. Um sonho que começou em 2018 com o time de futsal Quem é Bom Faz Sucesso e avança como Instituto Educa Mais Esporte para um salto importante. A Líder, termo usado no projeto, Maria Raquel foi aprovada na Falcons University do Gerando Falcões, a universidade na favela. “Grandes aprendizados virão para cada vez mais fazermos um trabalho com tecnologias sociais inovadoras e com resultados transformadores na vida de quem precisa”, vibra Raquel ao lembrar da seletiva. A aprovação rendeu a formação junto a outras lideranças do terceiro setor do país, certamente um momento inspirador.

Gerando Falcões é uma organização que atua em rede, há mais de dez anos, visando o esporte, cultura, educação e qualificação profissional para as favelas do Brasil. Atua dentro da estratégia de rede, em periferias e favelas. O treinamento na Falcons University é um dos programas da Gerando Falcões e aconteceu em Poá, em São Paulo, com a proposta formativa de lideranças sociais do Brasil. As formações são voltadas para os assuntos de gestão, recursos humanos, empreendedorismo social e inteligência emocional. Os pilares centrais temáticos da formação são: habilidades socioemocionais, expertise de favela, expertise do setor privado, políticas públicas, tecnologia e inovação.  “Foram quase um milhão de instituições e projetos inscritos nesta seletiva  e nós compomos este time entre os sessenta selecionados”, detalha Raquel.

Além do aprendizado, no final do processo formativo a liderança ao apresentar bons resultados, demonstrando impacto social do seu engajamento, a instituição passa a receber um aporte financeiro, configurando-se como um acelerado pela rede Gerando Falcões.

Conheça o Instituto Educa Mais Esporte:

Assista o vídeo institucional do Educa Mais Esporte: https://www.instagram.com/p/CLa0mAvFoLW/

Instagram: @institutoeducamaisesporte