Dragão do Mar apresenta clipe da cantora cearense Paula Aragão nesta quinta-feira (11)

10 de março de 2021 - 12:33 # # # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Composto em parceria com Orlângelo Leal e gravado durante o período de isolamento social, “Melô da Pandemia” traz reflexões sobre o tempo da pandemia

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura continua apresentando projetos originados do Arte em Arte, convocatória que selecionou trabalhos elaborados durante o período de isolamento social. Nesta quinta-feira (11), será a vez de lançar ao público o clipe “Melô da Pandemia”, novo trabalho da cantora cearense Paula Aragão, que estreia no IGTV do Dragão do Mar (@dragadomar), a partir das 18h.

A canção foi composta remotamente em parceria com Orlângelo Leal, artista que integra o grupo Dona Zefinha, em 2020, inspirada no cotidiano de quem preserva o isolamento social neste período de pandemia do novo coronavírus. Com produção musical do produtor musical Yago Fernando, a música traz uma sonoridade bem brasileira, marcada pela combinação entre brega e funk, que também contou com a participação do guitarrista Elyson Vasconcelos.

“’Melô da Pandemia’ aborda, de uma maneira descontraída, o tédio da quarentena, trazendo um pouco de graça a toda essa situação de confinamento”, afirma a artista. Paula destaca ainda que o processo de criação e produção foi realizado de forma totalmente independente e caseira. Além da parceria remota com Orlângelo na composição da letra, as etapas de direção, roteiro, produção, edição, câmera e figurino do clipe foram divididas entre a cantora e Fernando.

Sobre a artista

A artista cearense Paula Aragão iniciou seus estudos musicais de canto e flauta no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, com apenas cinco anos de idade. O talento para a composição e o canto veio cedo, quando nessa mesma idade já cantava profissionalmente, apresentando-se em corais, eventos privados e programas locais de TV. Fez participação no disco “SAMBA-LE-LÊ”, de Flávio Paiva. Desenvolveu vasta experiência no teatro musical, tendo se destacado por ser uma dos 60 participantes selecionados para compor o elenco da Broadway Brasil, no ano de 2017. Em 2011 e 2012, viajou em turnê pelo Ceará e pelo Rio de Janeiro com o musical natalino “Filho de Deus, Menino Meu”. Por dois anos foi cantora da banda Overnova. Atualmente, Paula, encontra-se em processo de lançamento do seu primeiro projeto solo. O EP intitulado “Triangular” é fruto da parceria com seu irmão Gabriel Aragão (Selvagens à Procura de Lei), tendo produção de Yury Kalil (Estúdio Totem / Cidadão Instigado). São três músicas com discursos marcantes e atuais, envolvidas na temática do feminino e que unem recortes de sua trajetória musical.

O som autêntico e contemporâneo das composições de Paula é resultado da fusão inusitada entre a música pop, a MPB e o brega. Paula tem formação em Design pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e trabalha também como designer, ilustradora e produtora, além de produzir seu próprio material gráfico e audiovisual. Além do projeto “Triangular”, Paula lançou em 2020 uma releitura da música “As Rosas não falam”, em parceria com o multi-instrumentista e produtor musical Yago Fernando, com quem divide o palco.

Sobre o Arte em Rede

A Convocatória “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado (Secult), junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

Serviço:

Arte em Rede apresenta “Melô da Pandemia”, de Paula Aragão
Data: 11 de março de 2021 (quinta-feira)
Horário:18h
Local: IGTV do Dragão do Mar no YouTube (@dragaodomar): https://www.instagram.com/dragaodomar
Duração: 3min37
Classificação etária: Livre