Rede reúne pessoas do setor público brasileiro para disseminar e conectar iniciativas de Linguagem Simples

10 de março de 2021 - 15:17 # # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris - Texto

Nesta quinta (11/3), às 17h, acontece o lançamento da Rede Linguagem Simples Brasil. O encontro ao vivo e on-line terá a participação da jornalista e especialista em Linguagem Simples, Heloisa Fischer, e da designer visual portuguesa Carla Outor, do LabX — Laboratório de Experimentação da Administração Pública de Portugal.

A Rede Linguagem Simples Brasil é um novo espaço de debate, fomento e construção em torno da Linguagem Simples. A iniciativa é independente, apartidária e desvinculada de qualquer corrente política.

Por meio da Rede, os participantes inscritos poderão trocar informações e experiências, construir novas soluções em torno da Linguagem Simples, acompanhar o que está sendo feito pelo movimento no Brasil e no mundo e se conectar com outras pessoas que trabalham com o tema.

Heloisa Fischer, maior referência no Brasil em Linguagem Simples e idealizadora dessa iniciativa, ressalta que a Rede é um instrumento de participação cidadã e coletiva. “Essa é uma forma de inserir cidadãs e cidadãos nas construções em torno da Linguagem Simples”, destaca.

A iniciativa é uma cocriação reunindo experiências de pessoas do setor público e suas interações com a sociedade. O processo de criação foi conduzido a partir da colaboração entre Heloisa Fischer, Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, (011)lab | Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo e Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia.

Como participar da Rede?

A Rede Linguagem Simples Brasil é pública e aberta para qualquer pessoa que atue no setor público ou seja interessada no tema. A inscrição dos participantes é gratuita e estará disponível após o lançamento da Rede. Há três tipos de participação possíveis: observador(a), produtor(a) de conteúdo ou facilitador(a).

Sobre a Linguagem Simples

A Linguagem Simples é uma técnica de comunicação com o objetivo de tornar a linguagem usada no setor público mais acessível e fácil de ler e entender. É também uma causa social em defesa dos direitos de todas as pessoas entenderem as informações que orientam suas vidas.

Serviço

Evento de lançamento da Rede Linguagem Simples Brasil
11/3, quinta, às 17h
Transmissão ao vivo no canal da Rede Linguagem Simples Brasil do Youtube – clique aqui para acessar.