Waldemar Alcântara ganha nova ala e Ceará ultrapassa 3.600 leitos exclusivos para Covid

11 de março de 2021 - 14:43 # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

O Hospital Geral Waldemar Alcântara ganhou mais 37 leitos de enfermaria para atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19 na tarde desta quinta-feira (11), aumentando a capacidade de acolher a população da Messejana e proximidades, em Fortaleza. Com essas novas unidades, a rede de saúde do Governo do Ceará já ultrapassou o total de 3.600 leitos para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, entre UTIs e enfermarias, comentou o governador Camilo Santana durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. A entrega foi feita de forma pelo governador e secretário de Saúde, Dr. Cabeto, direto da nova ala do hospital.

“A partir de hoje funcionam mais 37 leitos, numa ala toda reformada aqui no Waldemar de Alcântara, que estamos ampliando de forma geral. O hospital tinha nove e já tem 26 leitos de UTI, e um total de 173 leitos de enfermaria, já somando os novos 37 hoje. Estamos fazendo um trabalho gigantesco, e continuaremos no que for necessário e possível para que a população cearense seja atendida com dignidade. Mas a velocidade de transmissão do vírus hoje tem sido maior que nossa capacidade de abrir novos leitos, e tudo tem um limite, inclusive de profissionais para as UTIs”, ressaltou Camilo.

Vacinação

O governador lembrou da importância do uso da máscara, de respeitar o isolamento social e as medidas sanitárias, até que a vacina chegue a todos, mas lamentou a forma lenta como o Governo federal tem feito essa distribuição, e o recorde negativo de mortes no Brasil. “Estamos apenas com 4% do Ceará imunizado, estamos lutando todos os dias para trazer mais vacinas, e agora mesmo pela manhã tivemos audiência com o presidente do Senado, ao lado de um conjunto de senadores, para que a gente possa agilizar, o Brasil precisa buscar a compra dessas vacinas, através de uma relação mais diplomática com outros países, com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e assim possamos urgentemente vacinar a população do Brasil e do Ceará”, disse Camilo, que foi complementado pelo seu secretário de Saúde, com um dado alentador. “Um recente estudo da nossa secretaria, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, há uma análise de primeiros dados que já acusa que, hoje já temos uma redução de 40% de internação de idosos, em período pós vacinação desse grupo prioritário”, revelou.

Agradecimento aos profissionais

“Em pouco mais de um mês, saímos de 180 leitos para mais de 3.600 leitos para atender pacientes com Covid-19 no Ceará, algo que acredito ser inédito, e é importante lembrar, em sua imensa maioria custeados pelo tesouro do Governo do Ceará, e que ficarão de legado de forma permanente nas nossas unidades de saúde. Além disso, quero agradecer a dedicação não apenas dos nossos profissionais de saúde, em especial nossas enfermeiras, técnicas de enfermagem e auxiliares, que estão se desdobrando nos plantões, assim como os médicos, mas também para quem fica nos bastidores. O pessoal da logística, da montagem, das gerentes de escala e contratações, sabemos o quanto está escasso profissionais no Brasil, e muitos não imaginam o que está por trás para se fazer funcionar essas estruturas”, agradeceu Dr. Cabeto.

Na parte final da transmissão, Camilo agradeceu a dedicação dos profissionais de saúde, e listou a ampliação de leitos que ocorre em todas as Regiões do Ceará, sejam em hospitais regionais do Estado, ou em hospitais parceiros e/ou filantrópicos, além das UPAS, novas unidades e hospitais de campanha anexos nos unidades de saúde. “Toda a estrutura definitiva que foi investida durante a pandemia, vai permanecer nas unidades de saúde do Estado para melhor atender aos cearenses. Por fim, agradeço aqui a todos os profissionais de saúde do Ceará, que têm sido verdadeiros heróis, dobrando plantões, se dedicando 24 horas por dia, sete dias por semana em nossos hospitais. Com essa nova variante da doença, muito mais agressiva, o momento é desafiador, e por isso precisamos continuar com a colaboração de toda a sociedade cearense, para que a gente possa passar por isso juntos”, finalizou o governador do Ceará.