IntegraSUS Analytics: Sesa divulga ganhadores de concurso que incentiva inovação na pandemia

12 de março de 2021 - 15:47 # # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa - Texto
Iza Machado - Arte gráfica

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), divulga o resultado do Concurso Cultural IntegraSUS Analytics. A seleção buscou incentivar a comunidade acadêmica na construção de tecnologias com foco em inovação. Dois trabalhos foram selecionados pela comissão formada por cientistas de dados, enfermeiros e assessores técnicos da Vigilância Epidemiológica do Ceará.

O primeiro lugar utilizou um prognóstico chamado Prophet, desenvolvido pelo Facebook. O método considera dados da curva epidemiológica para prever a quantidade de casos de Covid-19 no Ceará e nas regiões de saúde. “Ele aplica esse método para prever tanto o número de casos confirmados e sua média móvel, como para prever o número de óbitos por Covid-19 e sua média móvel”, explica o cientista de dados da Sesa, Alex Lima Silva.

O segundo trabalho selecionado propôs uma relação entre os dados de movimentação coletados pela empresa Apple e os relacionou com os dados da curva epidemiológica da Covid-19 no Estado. “O objetivo principal foi analisar o impacto dos decretos na mobilidade da população e no número de infectados pela Covid-19”, contextualiza Lima.

Os participantes tiveram como base o conjunto de dados (datasets) disponíveis inseridos no IntegraSUS Analytics e puderam utilizar as ferramentas de streamingweb crawlerbotsvisual analytics, estatística e inteligência artificial.

“Os participantes puderam colaborar de forma ativa para a solução de um problema global com impacto nas mais diversas áreas da sociedade. Utilizando dados reais e partindo de análises já realizadas pela equipe de inteligência analítica da Secretaria”, comenta o gestor da Cotic, Ramsés Felipe de Oliveira.

O gestor afirma ainda que os vencedores, além da premiação em dinheiro, de R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente, ganham também reconhecimento. “A aprovação também beneficia a instituição, com visibilidade por incentivo ao estudante ou grupo de pesquisa. E também ganha a sociedade, com a utilização e a apropriação dessas tecnologias por parte da Sesa”.

IntegraSUS Analytics

O IntegraSUS Analytics é a plataforma de dados da Sesa. O sistema, criado para incentivar estudantes, acadêmicos e pesquisadores na criação de novas estratégias, mostra de forma aberta o código fonte e modelos utilizados no IntegraSUS.

Com o IntegraSUS Analytics, a Sesa possibilita um melhor entendimento do cenário atual, além de planejamento de políticas públicas mais efetivas, bem como a produção de pesquisa e conhecimento.