Primeiro Amarrações Estéticas do ano reúne artistas dos Laboratórios de Música e de Dança

15 de março de 2021 - 15:15 # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto

A partir da criação do videoclipe da música “Iara”, de Bruno Esteves, gravada pela banda Viramundo, artistas Tieta Macau, Juliana Rizzo, Victória Andrade, Bruno Esteves e Marcello Santos mergulham em suas ancestralidades e trazem suas reflexões sobre as afinidades de suas pesquisas

“As vozes da Iara – narrativas e ancestralidades” é o tema do primeiro Amarrações Estéticas de 2021. O evento reúne artistas com diferentes trajetórias para partilhar experiências em torno de um tema específico. Esta edição acontece no dia 17, quarta-feira, às 17h, no YouTube do Porto Iracema das Artes, e promoverá o encontro dos projetos “Fortalezas: Trajeto de um Mundo Virá” (Lab Música) e “Lança de Cabocla (Lab Dança)” com Tieta Macau, Juliana Rizzo, Victória Andrade, Bruno Esteves e Marcello Santos.

Nesse encontro, a partir da criação do videoclipe da música “Iara” , de Bruno Esteves, gravada pela banda Viramundo, os artistas mergulham em suas ancestralidades e trazem suas reflexões sobre as afinidades de suas pesquisas nos Laboratórios de Dança e Música. De acordo com Tieta, artista transdisciplinar, o território aparece como ponto de interseção do grupo. Ela explica: ”O que me forma enquanto artista, sujeito e pessoa são esses territórios que, de certo modo, são os territórios que os meninos, nesse processo de virem do Sudeste para o Nordeste, passam a investigar. A gente tem essa relação com cultura popular e terreiro há muito tempo”.

As ancestralidades preta e pindorâmica são as guias para o trabalho de Tieta e vão ao encontro da ideia de macumbaria, que a artista elegeu como ponto central para suas pesquisas, independentemente da linguagem (música, dança, texto). Esses conceitos conversam diretamente com o clipe da Viramundo. ”Quando a gente vai para o clipe, (a ideia) é pensar essa Iara em uma narrativa não linear. É algo que me incomoda muito, essa estrutura da história da arte: como ela faz a gente ler as narrativas não-brancas”, argumenta Macau. Ela se refere a uma leitura exotizada, estereotipada e até mesmo mística das produções que vêm da Europa.

”A gente começou a pensar a construção das Iaras a partir do que a gente é”, finaliza Tieta. Pensar a Iara a partir de uma relação intuitiva, de uma relação com seus corpos e trajetórias – para além da ideia de sereia – é o que guia o Amarrações Estéticas da próxima semana. Na live, os artistas debatem sobre esse assunto e outros mais.

Vic Andrade, integrante da Viramundo, explica que o videoclipe conversa com a proposta do Amarrações Estéticas. ”A própria música já provoca esse lugar de encontro, de narrativas da ancestralidade afropindorâmica e afrodiaspórica”, comenta.

Ela considera importante ressaltar, também, a escolha do cenário para o clipe: a praia de Sabiaguaba, em Fortaleza. O território ”tão potente e mágico”, nas palavras da artista, é constantemente ameaçado pela especulação imobiliária. ”Quando a gente traz esse território e essa criação de mulheres dentro dessa narrativa, a gente está falando sobre o lugar da natureza também”, diz Vic.

Sobre as Amarrações Estéticas

No vocabulário do mar, “amarração” é o ato de consolidar a atracação das navegações no cais dos portos e dar firmeza aos nós da rede de pescar. Assim, o Amarrações Estéticas coloca-se na perspectiva de consolidar os atos criativos, através de amarrações construídas a partir de diálogos entre os projetos dos Laboratórios de Criação.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Primeiro Amarrações Estéticas do ano reúne artistas dos Laboratórios de Música e de Dança
Quando: Dia 17 de março, quarta-feira, às 17h
Onde: YouTube do Porto Iracema das Artes