CGE presta homenagem a todos os ouvidores do Estado

16 de março de 2021 - 13:57 # # # # # #

Ascom CGE - Texto

O Dia do Ouvidor é celebrado oficialmente no dia 16 de março em todo o País

Nesta terça-feira, 16 de março, Dia do Ouvidor, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) reconhece a importância do ouvidor e, por isso, homenageia todos os profissionais que se dedicam a auxiliar o cidadão no diálogo com o Estado e, principalmente, na garantia de cidadania e participação dentro da administração pública. A data foi escolhida devido à criação da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), em 1995.

“Neste 16 de março, trago meus cumprimentos a estes profissionais que atuam fervorosamente na linha de frente da administração pública, constituindo o principal elo de comunicação entre o Estado e o sociedade, a Ouvidoria”, fez questão de parabenizar o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho.

A coordenadora de Ouvidoria da CGE, Larisse Moreira, também aproveita o momento para destacar a importância do trabalho desses profissionais. “Os ouvidores são essenciais para trazer para dentro do órgão a visão e a percepção do cidadão, intermediando quando necessário e proporcionando uma relação entre o órgão e o cidadão mais próxima”.

Rede de Ouvidorias

O Governo do Estado do Ceará conta hoje com uma Rede de Ouvidorias composta por 62 Ouvidores Setoriais, distribuídos nos órgãos e entidades do Estado, a quem cabe atuar na apuração e resposta das manifestações apresentadas pelo cidadão. A Rede é pautada nos princípios da horizontalidade e descentralização dos processos, exercendo a função de intermediação dos cidadãos junto às instituições em que atuam, viabilizando um efetivo canal de comunicação.

Há 13 anos como ouvidora da Secretaria de Educação (Seduc), a professora Iranir Loiola, destaca o papel do ouvidor no serviço público. “É a partir da natureza do outro que a Ouvidoria exerce o seu trabalho, ou seja, a voz do outro, seja público interno ou externo, constitui o campo de atuação da Ouvidoria. E nele se dá o processo dialógico em que a função do(a) ouvidor(a) é o transitar entre e para o outro e a nós mesmos”.

Já o responsável pela Ouvidoria da Polícia Civil do Estado, o delegado Jerffison da Silva, que atua há pouco mais de um ano no cargo de ouvidor, frisa a importância da função. “As Ouvidorias Públicas, no contexto social atual, representam, de forma imparcial, o cidadão destinatário do serviço público, tendo o Ouvidor papel fundamental nesse processo, pois além de fomentar a participação dos usuários, deve, por meio das manifestações recebidas, atuar no órgão buscando o aprimoramento da gestão e das políticas públicas”.

A Rede de Ouvidorias dispõe ainda de uma sub-rede interna regulamentada da Secretaria da Saúde (Sesa), com 73 ouvidorias distribuídas nas unidades assistenciais de saúde, nas Coordenadorias Regionais de Saúde (integrantes da estrutura organizacional da Sesa), nas unidades assistenciais de saúde qualificadas como organização social e nas unidades assistenciais de saúde dos consórcios públicos.