Dragão do Mar celebra Dia do Teatro e do Circo com dez espetáculos virtuais ao longo do mês

16 de março de 2021 - 12:57 # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Texto e Foto

Série de apresentações inicia nesta semana com 3 espetáculos cênicos e continua até o dia 31 de março.

Em celebração ao Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro, comemorado no dia 27 de março, o Centro Dragão do Mar traz, entre 17 e 31 deste mês, uma série de apresentações artísticas voltadas para essas duas linguagens. Os espetáculos serão exibidos sempre a partir das 19h, nos canais do Dragão do Mar. Com exceção da primeira e da última apresentação, que estreiam no IGTV do Centro Dragão do Mar (instagram.com/dragaodomar), os demais trabalhos poderão ser conferidos no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), com acesso gratuito.

Abrindo a programação, na quarta (17), o grupo Fuzuê apresenta o “Desabituar”. Produzido em casa pelos artistas circenses Edmar Cândido e Eric Vinicius, o espetáculo propõe uma conversa sobre como reabitar os espaços, ressignificar a morada dos afetos e reconectar a casa e o mundo.

Na quinta-feira (18), “Trama de Gato”, dos artistas Zéis e Diego Landin, faz um diálogo experimental entre as obras “Gato Preto” e “Mundo Cão”, solos originalmente dissociados, interpretados pelos atores a partir de suas casas, mas que, por terem temáticas e estilos semelhantes, atualizam-se em uma escala poética-política. Enquanto “Gato Preto” relata o processo de degeneração mental de um personagem, que vai da docilidade no trato com os bichos até a subjugação e o assassinato dos mesmos, “Mundo Cão” aborda a relação conflituosa entre um personagem e um cachorro. “Trama de Gato” costura as duas narrativas, conduzindo o espectador por um percurso pelos sentimentos mais primitivos.

No domingo (21), será a vez da Oficarte (Oficina de Arte Teatro & Cia) apresentar “À Deriva dos Afetos”. Montado pela primeira vez em 1993, com texto do dramaturgo André Amaro, o trabalho é revisitado pelo grupo, agora experimentado com interação virtual entre os atores. A peça traz uma perspectiva existencialista sobre a busca desenfreada pela felicidade e para se alcançar um ideal impreciso de realização.

No dia 23 de março, o Incidente Coletivo apresentará “Carne Preta, Pele Rara”, uma performance/pesquisa que aponta o ‘estado de emergência’ em que os/as corpos/as pretos/as se encontram, numa sociedade onde o racismo é institucionalizado. Já no dia 24 de março, a Companhia Itinerante de Malabares conta, em “O Circo de Uma Mulher Só”, a história da palhaça Florida Pereba, que, cansada de se sentir coadjuvante no universo majoritariamente masculino do circo, parte em busca de realizar seu sonho: ter seu próprio espetáculo.

Dyego Stefann apresentará, no dia 25 de março, “Vetor Contrário”, resultado de suas pesquisas sobre dança acrobática e suas relações com a dança contemporânea, capoeira, parkour e outras modalidades, num solo em que os movimentos representam sempre a iminência do abismo, da queda, e o desafio da própria existência. A Trupe Motim de Teatro exibe o drama existencial “Delírio sem fim” no dia 26 de março. No drama o grupo trata questões como a solidão dos homens, a incompreensão dos gênios e a loucura, com um viés filosófico, convidando o espectador a embarcar em uma experiência onde o sentir é mais importante do que o entender.

“Luzes e Cheiros Ancestrais”, do Grupo Ninho de Teatro, apresentará a vivência em terreiros e memórias de mestras e mestres da cultura popular do Cariri cearense, no dia 28 de março. No dia seguinte, dia 29, o grupo Desequilibradoz traz “Junto e Misturado”, espetáculo que revela o bonito encontro entre a personagem Genisvalda e uma trupe que encanta por onde passa com sua arte. Encerrando a programação alusiva ao Dia Nacional do Circo e Dia Mundial do Teatro, no dia 31, Gabriela Jardim exibe “Jaguaribara”, trabalho que remete à solitude e fluidez diante de uma catástrofe que não se pode mais evitar.

PROGRAMAÇÃO

Sempre às 19h

IGTV do Dragão

Dia 17 – “Desabituar” – Grupo Fuzuê – 6min39 – Livre

Dia 31 – “Jaguaribara” – Gabriela Jardim – 6min51 – Livre

YouTube do Dragão

Dia 18 – “Trama de Gato” – Zéis e Diego Landin – 40min – 14 anos

Dia 21 – “À Deriva dos Afetos” – OFICARTE Teatro & Cia – 50min – 12 anos

Dia 23 – “Carne Preta, Pele Rara” – Incidente Coletivo – 32min – Livre

Dia 24 – “O circo de uma mulher só” – Companhia Itinerante de Malabares – 35min27 – Livre

Dia 25 – “Vetor Contrário” – Dyego Stefann – 6min28 – Livre

Dia 26 – “Delírio sem fim” – Trupe Motim de Teatro / Chico Henrique – 35min – Livre

Dia 28 – “Luzes e Cheiros Ancestrais” – Grupo Ninho de Teatro – 18min42 – Livre

Dia 29 – “Junto e Misturado” – Grupo Desequilibradoz – 30min – Livre

Serviço:

“Mês do Circo e do Teatro no Dragão”

De 17 a 31 de março de 2021

Horário: 19h

Local: Canais do Dragão do Mar no IGTV (instagram.com/dragaodomar) e no YouTube do (youtube.com/dragaodomarcentro)

Classificação etária: diversa

Acesse o site do Dragão (www.dragaodomar.org.br) e saiba mais