Consumo de água melhora metabolismo e contribui para tratamento de doenças respiratórias

22 de março de 2021 - 10:54 # # # # # #

Manuela Barroso - Ascom Sesa - Texto
Brauliana Barbosa - Arte gráfica

Substância essencial para a existência de todos os seres vivos, a água está diretamente ligada à saúde e ao bem-estar. Seu consumo adequado pode evitar disfunções no organismo e até contribuir para o tratamento de doenças respiratórias, como a Covid-19.

O corpo humano é composto de 60% a 70% de água, o que nos torna dependentes desse líquido para garantir o bom funcionamento de todos os órgãos.

De acordo com Alan Feitosa, nutricionista especialista em saúde coletiva com residência pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), além de hidratar, a água tem um papel muito importante no transporte intracelular de nutrientes, oxigênio e sais minerais. “A água também é responsável por expulsar algumas substâncias tóxicas por meio do suor e da urina, e está relacionada a praticamente todas as funções do nosso metabolismo”, explica.

Muito se ouve que o consumo ideal de água por dia é de 2 litros. Para Feitosa, essa quantidade é a média diária recomendada, porém, ele é mais criterioso. O nutricionista afirma que esse consumo depende de alguns fatores, como o metabolismo, a atividade física praticada e o clima. “Na literatura da Nutrição, a gente recomenda para o adulto a ingestão de 30 a 40 ml por quilo de peso. Já para idosos, essa quantidade vai de 30 a 50ml por quilo de peso”, especifica.

Baixo consumo e danos à saúde

O não consumo ou a ingestão insuficiente de água pode ocasionar diversos danos à saúde e alguns sinais dessa deficiência podem ser percebidos facilmente, como boca e olhos secos, sede excessiva e pouca elasticidade na pele. O especialista ainda complementa: “Diminuição da massa muscular, que comporta em torno de 75% de água, principalmente em suas fibras; a redução da quantidade de urina e sua coloração mais escura também são alertas de desidratação. Outro aspecto importante são os batimentos cardíacos. Você pega no pulso de uma pessoa desidratada e nota que os batimentos estão mais acelerados”.

Beber bastante água é uma das recomendações médicas a pacientes com Covid-19. Conforme o nutricionista, a água contribui para a recuperação de doenças infecciosas e infectocontagiosas em geral. “Ela ajuda na eliminação de substâncias tóxicas do nosso organismo e, no caso da Covid-19, ajuda a fluidificar as secreções e a expeli-las com maior facilidade, melhorando os sintomas”, destaca o nutricionista.