Dragão do Mar segue com programação em homenagem ao Dia do Teatro e do Circo

22 de março de 2021 - 17:37 # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Texto
Divulgação - Fotos

Série de apresentações traz cinco espetáculos cênicos ao longo da semana, com exibição às 19h, no canal do Dragão no Youtube

Dando continuidade à programação que celebra o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro, comemorado no próximo dia 27, o Centro Dragão do Mar segue até o dia 31 de março com uma série de apresentações artísticas voltadas para essas duas linguagens. Ao longo desta semana, serão exibidos cinco espetáculos, sempre a partir das 19h, no YouTube do Dragão. (youtube.com/dragaodomarcentro).

Na terça-feira (23), será apresentado “Carne Preta, Pele Rara”, performance/pesquisa do Incidente Coletivo que aponta o ‘estado de emergência’ no qual os/as corpos/as pretos/as se encontram, numa sociedade onde o racismo é institucionalizado. O coletivo é integrado por três artistas fortalezenses que têm o desejo de criar e somar potencialidades e de, a partir do teatro, expressar suas inquietações. Assim como outros trabalhos do grupo, o espetáculo é o desdobramento de uma pesquisa realizada do Mestrado Profissional em Arte do IFCE, que investiga os/as corpos/as/es pretos/as/es na criação cênica/audiovisual, questões de identidade, gênero e as violências relacionadas a esses corpos.

 

A Companhia Itinerante de Malabares conta, na quarta-feira (24), em “O Circo de Uma Mulher Só”, a história da palhaça Florida Pereba, que, cansada de se sentir coadjuvante no universo majoritariamente masculino do circo, parte em busca de realizar seu sonho: ter seu próprio espetáculo. Buscando desconstruir a imagem da mulher em um padrão ideal romântico do belo, sublime e perfeito, a personagem apresenta os conflitos e dilemas da mulher contemporânea. Na busca de sua autonomia e independência, sendo protagonista da própria vida, contraria a passividade imputada à mulher. De forma lúdica e cômica, a pesquisa convida as famílias para refletirem sobre a importância da reinvenção.

Na quinta-feira (25), Dyego Stefann apresentará “Vetor Contrário”, resultado de suas pesquisas sobre dança acrobática e suas relações com a dança contemporânea, capoeira, parkour e outras modalidades, num solo em que os movimentos representam sempre a iminência do abismo, da queda, e o desafio da própria existência. O projeto foi gestado em 2015, durante o Curso Técnico em Dança, com a apresentação do solo “TransiTO”, e, em 2021 transforma-se a partir das pesquisas realizadas dentro do CoLaboratório de Artes Circenses na modalidade de acrobacia de solo. A apresentação transita entre a resistência e a dualidade: “Estar em pé é um desafio à queda, assim como estar vivo é um desafio à morte. Um corpo que dança, salta e gira estará sempre na iminência do abismo. Aquele que caminha em direção à queda ou mesmo à morte vive em busca do abismo, desafiando a quem se não a necessidade do existir”, afirma Stefann.

 

A Trupe Motim de Teatro exibe o drama existencial “Delírio sem fim” na sexta-feira (26). A peça é uma releitura do espetáculo “Rabiscos de uma quase existência”, apresentado pelo próprio grupo, livremente inspirado no Teatro da Crueldade de Antonin Artaud, no livro “Van Gogh, o suicidado pela sociedade”, e nos movimentos surrealistas. A atuação, o cenário, o figurino e sonoplastia conduzem o espectador a uma experiência sensorial na qual as ações fazem fluir a mensagem decorrida, abrindo possibilidades para diversas interpretações. O grupo trata questões como a solidão dos homens, a incompreensão dos gênios e a loucura com um viés filosófico, convidando o espectador a embarcar em uma experiência onde o sentir é mais importante do que o entender.
No domingo (28), “Luzes e Cheiros Ancestrais”, do Grupo Ninho de Teatro, falará da vivência em terreiros e memórias de mestras e mestres da cultura popular do Cariri cearense, a partir das lembranças e narrativas passadas de geração para geração.

Mais informações sobre as próximas programações podem ser acessadas no site do Dragão do Mar, clicando aqui.

Programação de 23 a 28 de março

Sempre às 19h

YouTube do Dragão
Dia 23 – “Carne Preta, Pele Rara” – Incidente Coletivo – 32min – 12 anos
Dia 24 – “O circo de uma mulher só” – Companhia Itinerante de Malabares – 35min27 – Livre
Dia 25 – “Vetor Contrário” – Dyego Stefann – 6min28 – Livre
Dia 26 – “Delírio sem fim” – Trupe Motim de Teatro / Chico Henrique – 35min – 12 anos
Dia 28 – “Luzes e Cheiros Ancestrais” – Grupo Ninho de Teatro – 18min42 – Livre

Serviço:

“Mês do Circo e do Teatro no Dragão” – atrações de 23 a 28 de março
Horário: 19h
Local: No YouTube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação etária: diversa
Acesse o site do Dragão (www.dragaodomar.org.br) e confira a programação completa.