Entreposto da Ceasa intensifica protocolos sanitários no combate à Covid-19

22 de março de 2021 - 11:42 # # # # # #

André Gurjão - Ascom SDA - Texto

O entreposto da Ceasa em Maracanaú intensifica o combate à pandemia e fecha ainda mais o cerco contra o Covid-19 a partir de hoje (22). Todos os veículos que adentrarem nos três entrepostos serão submetidos a pulverização diariamente e as centrais de abastecimento também passarão a adotar testagem rápida por amostragem. As medidas emergenciais complementam outras ações já adotadas e foram anunciadas por meio de live promovida na manhã da última sexta-feira (19). O Plano de Contingência inclui ainda a testagem de todos funcionários, colaboradores e permissionários a cada 60 dias.

“Lançamos o Plano de Contingência no Dia de São José, não somente para pedir chuva ao Ceará, mas também para conclamar que nosso padroeiro promova a união de todos e, juntos, possamos vencer essa pandemia. Estaremos exigindo o uso de máscara em todos os espaços e aqueles que estiverem sem o equipamento ou usando de forma errada, será retirado da Ceasa”, destaca José Leite Gonçalves, presidente da Ceasa Ceará.

O combate ao novo coronavírus será encabeçado pelos comitês Executivo e Geral, formados pela diretoria da Ceasa, da Associação dos Permissionários da Ceasa, membros da Polícia Militar e autoridades sanitárias do Governo do Ceará e das secretarias municipais de Saúde. Estão mantidas: a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção, a checagem de temperatura e a proibição de menores de 14 anos e vendedores ambulantes não-cadastrados. As centrais de abastecimento irão fornecer, ainda, álcool em gel no acesso e nos pontos de comercialização.

Todas as atividades presenciais desenvolvidas por funcionários deverão ser realizadas por meio de rodízio; exceto nos casos dos setores essenciais, como segurança, portaria e fiscalização. Os empregados com sintomas gripais e aqueles do grupo de risco do Covid-19, incluindo diabéticos, hipertensos e aqueles com mais de 60 anos, serão afastados preventivamente, conforme recomendação das autoridades em saúde pública do Governo do Ceará. Os pagamentos por meio de cartão e as práticas de comercialização eletrônica são incentivadas pela diretoria da Ceasa.

Em 2021, a Ceasa foi responsável pela comercialização de 640.757,57 toneladas de alimentos. Nos dias de grandes feiras, às segundas e quintas, cerca de 35 mil pessoas e 133 mil veículos chegam a circular nos três entrepostos das centrais de abastecimento. A Ceasa conta ainda com 1.188 permissionários autorizados a circularem numa área de 36 mil m² e comerciantes de 111 municípios cearenses e de 22 estados brasileiros também frequentam os espaços responsáveis pelo abastecimento humano do Estado do Ceará.