Webconferência “Retraçando o Caminho” discute como algumas ações podem melhoram a situação epidemiológica no Ceará

22 de março de 2021 - 12:58 # # # # # # #

Ariane Cajazeiras e Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Deborah Muniz - Arte Gráfica

Um ano após o início dos casos de Covid-19 no Ceará, é hora de avaliar os caminhos traçados pelo Estado nas estratégias de enfrentamento à pandemia. É importante ressaltar o papel determinante da Ciência na tomada de soluções contra a doença. Para refletir sobre esse contexto, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza a webconferência Covid-19: Retraçando o Caminho no Ceará na terça-feira (23), a partir das 15 horas.

O evento ocorre em parceria com o programa Cientista-Chefe da Saúde do Estado, coordenado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e será transmitido no canal do YouTube da ESP/CE. O principal objetivo da webconferência é discutir quais as potenciais ações de curto prazo que podem impactar positivamente a situação epidemiológica no Ceará. E, a médio e longo prazos, construir outras bases para a reativação das atividades de vigilância epidemiológica no Estado.

De acordo com o Cientista-Chefe da Saúde, José Xavier Neto, o foco da conversa será sobre o rastreamento de casos da Covid-19 enquanto estratégia de combate à doença em território cearense. O pesquisador explica que essa é uma estratégia bastante adotada por muitos países ao redor do mundo contra a pandemia. “Ao fazermos isso, o que se ganha é a interrupção da cadeia de transmissão da doença, evitando grandes eventos de disseminação dos agentes infecciosos”, afirma.

Além de Xavier Neto, que coordenará a roda de conversa virtual, também participarão do debate o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara; a secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde, Magda Almeida; o diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, Carlile Lavor; o pesquisador da Fiocruz Ceará, Odorico Monteiro; o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno; o cientista chefe de Dados do Ceará, José Soares de Andrade; a coordenadora do programa de monitoramento e rastreamento de contatos de casos suspeitos Covid -19, Emanuela Feitosa; e o secretário municipal de saúde de Eusébio, Josete Malheiros.

A ideia, segundo a organização do evento, é unir esses nomes inseridos no campo da Saúde, na Academia e na Gestão Pública para discutir e estimular estratégias de controle e proteção junto à sociedade. “Nosso intuito é deixarmos estruturado um programa que possa ser rapidamente lançado à mão quando necessário, quer seja nessa fase de pandemia ou mesmo depois”, ressalta Xavier, informando ainda a intenção do grupo é de sair desse encontro com alguns encaminhamentos que sirvam de apoio no atual contexto e no futuro.

Serviço

Roda de Conversa (Virtual)
Tema: Covid-19: Retraçando o Caminho no Ceará
Data: terça-feira, 23 de março
Horário: 15h
Transmissão: Canal do Youtube da ESP/CE