Passeio virtual pelo rio Cocó marca abertura da I Semana da Flora do Ceará

29 de março de 2021 - 15:17 # # #

Ascom Sema

A Semana da Flora do Ceará foi aberta na manhã desta segunda (29),diretamente do Parque Estadual do Cocó,em formato virtual. O evento que acontece de 29 a 31 de março está sendo realizado pela Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Na abertura, o secretário Artur Bruno destacou a importância da iniciativa do Governo do Ceará que vai discutir a situação dos nossos biomas e da nossa flora. “Resolvemos fazer tudo online devido à pandemia, já que todos os anos fazíamos a Festa Anual das Árvores” disse. “O momento não é de festas, mas é de reflexão, de debate e de ação”, completa.

A coordenadora da Cobio, Dóris Santos, chamou a atenção para o tema da semana, “Os Desafios no Manejo e Proteção das Espécies Nativas” e ressaltou “que a temática é desafiadora e tem muito a contribuir para a conservação da natureza”, afirmou, para logo em seguida convidar os internautas para participar da trilha virtual pela Área de Relevante Interesse (ARIE) do Sítio Curió. “Sintam-se dentro desse passeio”, disse.

Transmitida pelo canal da Sema no YouTube e pelo Facebook (https://www.facebook.com/sema.ceara/), a trilha foi orientada pela Gestora da ARIE, Izaura Lillo.Ela começou localizando a unidade de conservação (UC) estadual e informando que área da mesma corresponde a 57 campos de futebol. “Popularmente, conhecida como Floresta do Curió, a UC abriga 92 espécies da fauna, apresenta rica biodiversidade e uma flora representada principalmente, pelo jatobá, timbaúba, cedro, visgueiros e catanduva”, explicou.

Para o articulador de Unidades de Conservação (UCs) da SEMA, Leonardo Borralho, o momento é também de grande aprendizado, a partir da imersão na trilha e no passeio de barco pelo rio Cocó. Borralho apresentou a navegação virtual sobre o importante recurso hídrico. “Este é um rio muito importante não só para a Capital, mas para toda a Região Metropolitana de Fortaleza, pois a sua Bacia Hidrográfica cobre dois terços dessa área, além do que dá nome ao Parque Estadual do Cocó”, disse. “O rio Cocó nasce em uma UC estadual, na Serra da Aratanha, percorre 48 km até chegar à foz, nos limites das praias, do Caça e Pesca da Sabiaguaba”, explicou.

Em seguida, os internautas puderam “curtir”, a partir da proa do barco do Tenente Araújo, uma viagem silenciosa, de observação da natureza. Também participaram do primeiro dia da I Semana da Flora do Ceará, o técnico Kelven Pinheiro, da Cobio, e o gestor do Parque Estadual do Cocó, Paulo Lira. Eles responderam questões levantadas pelos internautas. O evento foi conduzido por Doris Santos e Leonardo Borralho e recebeu aproximadamente 100 pessoas.

Confira a programação da I Semana da Flora do Ceará

Dia 30 de março, 9h, YouTube (SemaSecretariadoMeioAmbiente)
Live: Mesa Redonda VIVEIROS DE PRODUÇÃO DE MUDAS
Rodada de apresentações sobre as práticas e parcerias da SEMA para a produção, doação de mudas e demais assuntos voltados à logística de viveiros. A mesa virtual trará exemplos de projetos já executados e abordará, também, a rotina de produção e boas práticas dos equipamentos de gestão do estado e do município de Jardim-CE.
Debatedores: Bióloga Roberta Rocha, do Parque Estadual Botânico do Ceará; José Alves (Jardim-CE); José Sampaio, da Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité.
Mediador: Kelven Pinheiro, técnico da Cobio/SEMA, Mestre em Gestão Ambiental.

Dia 31 de março, 9h, YouTube (SemaSecretariadoMeioAmbiente)
Live: Mesa Redonda LANÇAMENTO DO PROJETO DO INVENTÁRIO DA FLORA DO CEARÁ
Apresentação, pelo quadro técnico responsável, da logística que será utilizada na construção do projeto, abordando aspectos metodológicos que serão aplicados. Os convidados vão debater sobre a importância da conservação da flora nativa e de pesquisas, como o Inventário, para subsidiar políticas de conservação da natureza. Participação do Secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno.
Debatedores: Dr. Marcelo Soares, Coordenador da equipe do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente da SEMA e Semace; Dra. Iracema Bezerra Loiola, professora do Departamento de Biologia da UFC, e Dr. Marcelo Freire Moro, professor do Instituto de Ciência do Mar (Labomar/UFC).
Mediador: Lucas Silva, gestor ambiental da Cobio/SEMA