Câmara temática propõe política integrada para compras de alimentos da agricultura familiar e Rede de ATER para o Nordeste

6 de abril de 2021 - 13:32 # # # # # # #

Erivelton Celedônio - Ascom SDA - Texto

Nesta terça-feira (6) a coordenação da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Norte apresentou à governadora Fátima Bezerra (RN) o documento final para aprovação dos nove integrantes do Consórcio dos Governadores para o setor. A audiência contou com a participação do secretário do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, Francisco De Assis Diniz, que preside a Câmara. Entre as propostas estão a implantação do Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste (Siraf/NE) e a Rede Nordestina de Assistência Técnica e Extensão Rural (Rede ATER Nordeste).

A integração através de um sistema de tudo que está disponível para compras na região é um projeto inovador no Brasil e até na América Latina. É o que garante o secretário Alexandre Lima, do Rio Grande do Norte. “O SIRAF se propõe a ser um espaço de articulação para acesso ao mercado, inclusive para compras governamentais. Se a agricultura familiar for fomentada desta forma, com oportunidade e criatividade, será o grande indutor de crescimento nos municípios ao fortalecer essas relações econômicas”, destacou o gestor. Um sistema semelhante foi instituído pela SDA Ceará em abril de 2020 com o lançamento do Portal de Produtos da Agricultura Familiar, com base de dados do Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendedores Individuais e Empreendimentos Representativos (Secaf).

Também faz parte da proposta elaborada pelo grupo, oriundo do Fórum de Gestores da Agricultura Familiar instituído desde 2015, ampliar e adequar a oferta de crédito à agricultura familiar da região. “Nós temos por meta que os governadores possam levantar a bandeira para dobrarmos o ticket médio regional, R$ 5.667,57, até o final de 2022. E fazer com que nossos agricultores nordestinos acessem linhas com maior limite de financiamento, a exemplo do Pronaf Agroecologia, Agroindústria, Custeio e + Alimentos”, lembra o secretário executivo da Câmara, Eugênio Peixoto.

A governadora do Rio Grande do Norte tomou ciência ainda da proposta da criação Rede ATER Nordeste nos moldes do que já é desenvolvido na Bahia. A rede prevê integração dos núcleos locais, municipais, territoriais e estaduais. Um dos principais objetivos da proposta é agilizar ainda a emissão de DAPs e revalidação.

Para a governadora Fátima Bezerra a proposta evidencia sustentabilidade para os nove estados. “Este projeto tem total viabilidade técnica uma vez que visa a fundamental integração das políticas desenvolvidas na nossa região. A agricultura familiar é inquestionável ao cumprir um papel de fomentar o desenvolvimento rural e sustentável. Vejo entre outras propostas, como a dos alimentos saudáveis, uma total sintonia com a contemporaneidade do povo brasileiro”, destacou a chefe do executivo potiguar, ao reafirmar compromisso em defender as propostas na reunião do Consórcio dos Governadores.

Todas as ações pleiteadas pelo grupo visam acima de tudo aproveitar as potencialidades de toda a região, informou o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz. O gestor sugere que “se pegarmos tudo o que se produz aqui com uma perspectiva empreendedora, agregando valor à circulação de mercado, empreendendo do nordeste, numa visão de médio e longo prazo, estaremos instituindo uma verdadeira política estruturante de estado com uma dinâmica própria”.