Projeto de escola de Iracema é destaque na Febrace e credencia-se para feira internacional

7 de abril de 2021 - 10:44 # # # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto

A rede pública estadual cearense consolida-se como uma das principais representantes do Brasil em mostras científicas. A conquista mais recente foi o 1º lugar geral na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), principal evento do segmento no País, na categoria Ciências da Saúde. O prêmio foi obtido pelo projeto “Construção de um biodigestor para a decomposição de polímeros utilizando o zophobas morio”, apresentado por estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, localizada no município de Iracema. Com o resultado na Febrace, o trabalho foi selecionado para participar da Regeneron ISEF 2021, maior feira internacional do gênero, que ocorrerá de 16 a 21 de maio próximo.

O projeto premiado consiste na utilização de um tipo de lagarta na deterioração do plástico. As bactérias presentes no estômago do inseto conseguem degradar aquele material, de forma natural, contribuindo com o equilíbrio e a sustentabilidade ambientais.

A estudante Katrina Medeiros, que cursa a 3ª série do Ensino Médio naquela escola, faz parte da equipe responsável pelo trabalho e comemora o sucesso da ação. “É uma grande felicidade e alegria. Nosso projeto apresenta uma solução necessária para um problema urgente. O biodigestor possibilita a degradação de plásticos em grande escala, eliminando esses resíduos do meio ambiente sem prejudicar ou poluir qualquer outro aspecto da natureza”, explica.

“Estamos um pouco nervosos pelo próximo desafio. Mas, mesmo assim, o foco e a dedicação continuam para levarmos o nosso projeto à maior feira de ciências do mundo. Estamos confiantes de que vamos conseguir mais uma vitória!”, espera.

Confiança

A professora Karla Nobre, orientadora do trabalho, lembra da persistência e do esforço necessário aos jovens para que conseguissem o êxito na Febrace. “Essa vitória representa um incentivo muito grande para os alunos, que por alguns momentos não acreditavam neles mesmos. Pessoas diziam que eles não iriam conseguir, por serem de escola pública do Interior. Mas, os meninos estudaram e ensaiaram muito. O prêmio mudou completamente a visão deles em relação ao que podem conseguir. Agora, eles terão que aprender a apresentar em inglês para participar da ISEF! Sei que eles nunca esquecerão esta experiência, concorrendo com os melhores trabalhos do mundo”, explica.

Karla argumenta que o projeto instiga a comunidade a repensar suas práticas e concepções a respeito da questão ambiental. “É algo simples, prático, que não prejudica nem as próprias lagartas. Sempre acreditei no valor dessa ideia”, considera.

Prêmios

Realizada entre os dias 15 e 26 de março passados por uma plataforma virtual, a 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) recebeu mais de 277 mil visitas ao longo do evento. A iniciativa, organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, reconhece o talento de jovens de todo o Brasil e, nesta edição, entregou mais de 300 prêmios. O formato online do evento também possibilitou que a avaliação dos projetos incluísse especialistas e pesquisadores que atuam em outros países.

Além da premiação pela classificação geral da Febrace, que contempla os quatro primeiros lugares de cada uma das sete categorias com certificados, medalhas, troféus, e uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq, a Feira também promove espaço para que associações científicas nacionais e internacionais também ofereçam prêmios aos projetos finalistas, de acordo com o critério de cada instituição.

Projetos

A rede pública estadual cearense teve nove projetos finalistas na Febrace. Destes, cinco se destacaram e obtiveram premiações. Confira a lista dos premiados abaixo:

3º lugar na classificação geral em Ciências Agrárias + Prêmio Manual do Mundo (3º lugar)
Projeto: Vespertílio 02: robô semeador para agricultura familiar.
Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Edson Queiroz – Cascavel–CE
Categoria: Ciências Agrárias
Autor: Ud Madeiro Pereira
Orientação: Thayane Rabelo Braga Farias e Francisco Augusto Oliveira Santos
Objeto do prêmio: troféus, medalhas e certificados digitais

4º lugar geral em Ciências Exatas e da Terra
Projeto: Desenvolvimento de filme plástico biodegradável a partir da Psidium guajava
Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis – Cascavel-CE
Categoria: Ciências Exatas e da Terra
Autores: Elislene Nascimento Fonseca, David da Silva Ribeiro e Samuel de Queiroz Pontes
Orientação: Heloina Lopes Capistrano e Francisco Augusto Oliveira Santos
Objeto do prêmio: certificados digitais e medalhas.

Prêmio Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular – SBBq
Projeto: Desenvolvimento de cápsulas/drágeas hidrossolúveis a partir de jatropha gossypiifolia, anacardium occidentale e zea mays: um método inovador no combate aos mosquitos hematófagos
Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis – Cascavel-CE
Categoria: Bioquímica
Autor: Maykon Holanda Silva
Orientação: Heloina Lopes Capistrano e Francisco Augusto Oliveira Santos
Objeto do prêmio: livros

Prêmio INFOMATRIX Brasil
Projeto: CapSeed: síntese de revestimento inovador para sementes a partir de coproduto agroindustrial de Cocos nucifera L. e resina de Anacardium occidentale
Escola de Ensino Médio (EEM) Ronaldo Caminha Barbosa – Cascavel-CE
Autoras: Beatriz Nogueira Soares e Maria Gabriela Gomes da Silva
Orientação: Jôseline Maria Sousa Nascimento e Francisco Augusto Oliveira Santos
Objeto do prêmio: credenciais para a INFOMATRIX BRASIL, que ocorrerá em setembro de 2021

*Com informações da Febrace. Saiba mais sobre o evento em: https://febrace.org.br/