Cadastro Ambiental Rural: Ceará contabiliza quase 300 mil inscrições no Sicar

8 de abril de 2021 - 16:08 # # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace - Texto
Natinho Rodrigues - Foto

Com balanço feito pela Diflo da Semace, os dados foram divulgados nesta quarta-feira (07), pelo Serviço Florestal Brasileiro

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) divulgou nesta quarta-feira (07) edição especial do Boletim Informativo do Cadastro Ambiental Rural (CAR) 2020. O documento, que traz dados das inscrições no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) de todo o país, apresenta dados alcançados pelo estado do Ceará, do balanço feito pela Diretoria Florestal (Diflo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Ao todo, o Estado contabiliza 298.620 inscrições no Sicar, numa área de quase 11 milhões de hectares. Das inscrições registradas pela Diflo da Semace, 71,5% dos cadastros solicitaram adesão a Programas de Regularização Ambiental (PRA).

O documento detalha também os cadastros das categorias: Imóveis rurais, com 269.946 cadastros, e 8.704.742,0 HA; Territórios Tradicionais de Povos e Comunidades Tradicionais, com quatro cadastros, 381 famílias, e 69.619,9 HA; Assentamento de Reforma Agrária, com 661 cadastros, 28.693 beneficiários, 1.318.327,8 HA.

Os avanços no Ceará resultaram devido a execução do Projeto de Cadastramento de Imoveis Rurais, com recursos do BNDES-Fundo Amazônia. Na primeira fase, o projeto realizou 107.645 cadastros em 109 municípios, que possuíam imóveis georreferenciados pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace).

“Esse resultado satisfatório soma-se também às iniciativas de integração dos sistemas de desenvolvimento agrário e ambiental a nível federal, estadual e municipal, além da participação do terceiro setor. Destaca-se ainda que 97% dos imóveis inscritos possuem até quatro módulos fiscais. Nossa meta para 2021-2022 será ampliar para mais de 73 municípios”, disse a coordenadora do CAR na Diflo da Semace, Tereza Farias.

Toda demanda da Diflo voltada para o CAR envolve a atuação dos escritórios regionais da Semace, somada às ações integradas com o licenciamento ambiental e atividades florestais. Além disso, a autarquia também atua para que os atendimentos possibilitem a conclusão dos cadastrados ao público interessado.

O registro eletrônico nacional do CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais, e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, a fim de compor a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico.

A Semace conta com um canal de comunicação disponível para interessados no CAR, através do e-mail carce@semace.ce.gov.br e pelo site da autarquia.

Boletim do CAR

O Boletim Especial do CAR contém os dados declarados pelos produtores e possuidores até 31 de dezembro do ano anterior. O total de cadastros é a soma das inscrições de imóveis ou posses rurais, de famílias nos Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais (TPCT) e famílias nos assentamentos rurais.

A íntegra do boletim pode ser conferida no site do Serviço Florestal Brasileiro, clique aqui.

 

Ouça

O Ceará contabiliza 298.620 inscrições no Sicar, numa área de quase 11 milhões de hectares. Das inscrições registradas pela Diflo da Semace, 71,5% dos cadastros solicitaram adesão a Programas de Regularização Ambiental (PRA). Sobre o assunto, fala Teresa Farias, coordenadora do CAR na Diretoria Florestal da Semace.

Teresa Farias destaca a evolução dos cadastros que aconteceram no Ceará e alerta sobre a necessidade do procedimento.