Com exposição, lives e mostra de filmes, Cineteatro São Luiz celebra os 295 anos de Fortaleza

8 de abril de 2021 - 15:05 # # # # #

Elídia Vidal - Ascom Cineteatro São Luiz Texto

A programação do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), para celebrar os 295 anos de Fortaleza contará com exposições, lives e mostra de filmes, tendo início com a exposição “Paisagens do Pirambu” do artista visual Ronaldo Vieira. O artista buscou retratar de forma poética as múltiplas faces do bairro do Pirambu, no campo da pintura sobre papel. Com a iniciativa, Ronaldo propõe evidenciar o bairro como um território de possibilidades artísticas, lançando por meio das artes visuais um registro da vida, da memória e da cultura local. A exposição estreia através do site do Cineteatro no dia do aniversário de Fortaleza, 13/4, às 18h, e será seguida de uma live (às 18h30) com a temática “Arte e Resistência do Pirambu”, no canal de YouTube do Cineteatro, com o artista Ronaldo Vieira, o arte-educador Antônio Vieira e o escritor Raimundo Cavalcante, autor do livro “Pirambu”.

Com início no dia 13, a programação se estende por todo o mês de abril. No dia 14 de abril, às 19h, é a vez da live “Fortaleza Efêmera: Olhares Fotográficos sobre a cidade”, uma conversa ao vivo com os fotógrafos Felipe Camilo, Iana Soares e Yuri Juatama. A parceria do São Luiz com o Festival Efêmero convida esses três fotógrafos com ensaios atuais que olham a cidade com recortes distintos sobre seus espaços e moradores. Felipe Camilo desenvolve projeto fotográfico junto à comunidade do Poço da Draga, Iana Soares fotografa o que há de melhor no fortalezense com o projeto Gente de Fortaleza e Yuri Juatama realiza um trabalho social de resgate histórico e fotográfico na Serrinha. A programação será veiculada no canal de YouTube do São Luiz.

Já nos dias 15, 22 e 29 de abril, sempre às 20h, a faixa de programação Semana do Audiovisual Cearense, em parceria com a Vila das Artes, exibe, no total, cinco trabalhos com temáticas ligadas à cidade e realizados pela Vila das Artes, por meio de edital público da Secretaria da Cultura do Município de Fortaleza. São elas: “Fortalezas” com estreia no dia 15; “Fortaleza 24h” e “Se Essa Rua Fosse Minha” com estreia no dia 22; e “Fortaleza em Todos os Sentidos” e “Fortaleza em Sol Maior” no dia 29.

Programação corrida

Dia 13/04 (terça)

18h [Exposição] Paisagens do Pirambu, do artista visual Ronaldo Vieira

➜ Onde: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes

18h30 [Live] “Arte e resistência do Pirambu”, conversa ao vivo com o artista Ronaldo Vieira, o arte-educador Antônio Vieira e o escritor Raimundo Cavalcante, autor do livro “Pirambu”

➜ Onde: no Canal de Youtube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza
Duração: 50 minutos

Dia 14/04 (sexta)

19h [Live] Fortaleza Efêmera: Olhares Fotográficos sobre a cidade, conversa ao vivo com os fotógrafos Felipe Camilo, Iana Soares e Yuri Juatama

➜ Onde: no Canal de Youtube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza
Classificação: Livre |Duração: 60 min | Participantes: Felipe Camilo, Iana Soares e Yuri Juatama

Dia 15/04 (quinta)

20h [Semana do Audiovisual Cearense] Fortalezas

➜ Onde: no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense e canal no YouTube do Cineteatro 

Direção: Coletiva | Ceará, Brasil | 2009 | 57’

Sinopse: “Fortalezas” traz doze histórias baseadas em fatos reais de personagens e lugares cujas singularidades se configuram em formas criativas de reinvenção da vida, do cotidiano e da cidade.

Dia 22/04 (quinta)

20h [Semana do Audiovisual Cearense] Fortaleza 24h / Se Essa Rua Fosse Minha

➜ Onde: no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense e canal no YouTube do Cineteatro 

Fortaleza 24h

Direção: Coletiva | Ceará, Brasil | 2008 | 29’

Sinopse: Fortaleza é a protagonista neste vídeo coletivo. Para comemorar os 282 anos da cidade, 24 realizadores captam uma cena do cotidiano urbano em cada hora do dia.

Se Essa Rua Fosse Minha

Direção: Coletiva | Ceará, Brasil | 2010 | 35’

Sinopse: “Se essa rua fosse minha” conta histórias que se passam pelas ruas de Fortaleza pelo olhar dos moradores da cidade. As histórias são fragmentos do cotidiano que vão revelando fatos, caminhos e inquietações, mesclando ficção e realidade.

Dia 29/04 (quinta)

20h [Semana do Audiovisual Cearense] Fortaleza em Todos os Sentidos / Fortaleza em Sol Maior

➜ Onde: no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense e canal no YouTube do Cineteatro 

Fortaleza em Todos os Sentidos

Direção: Coletiva | Ceará, Brasil | 2011 | 27’

Sinopse: Apresenta em imagem a cidade que é lugar de afeto, de trocas e de saberes. Traz histórias sobre Fortaleza através dos cinco sentidos: tato, olfato, visão audição e paladar. O vídeo foi realizado por cinco realizadores que tiveram suas histórias selecionadas.

Fortaleza em Sol Maior

Direção: Coletiva | Ceará, Brasil | 2012 | 35’

Sinopse: Um vídeo em homenagem a cidade, com histórias inspiradas em obras de compositores cearenses. Sete obras que duram de 1 a 5 minutos inspiradas nas canções de Lauro Maia, Rodger Rogério, Uirá dos Reis, Luiz Sérgio, Fabrício da Rocha, Leite Neto, Wagner José Silva de Castro e Leonardo Adriano Freire Júnior.