Secretaria de Recursos Hídricos divulga Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação

13 de abril de 2021 - 14:05 # # # # # # # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH - Texto

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) divulgou, no site oficial do órgão, o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação dos Recursos Hídricos que foi concebido através do Programa Cientista-Chefe, fomentado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e faz parte do Planejamento de Recursos Hídricos do Estado e do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira o setor de recursos hídricos sempre apresentou grandes experiências de cooperação entre Governo e Academia. ” Essa parceria de Estado e Universidades já geraram relevante ações no enfrentamento da escassez hídrica”.

A construção do Plano foi um passo essencial para a a conexão da ciência e da pesquisa com as necessidades da Política de Recursos Hídricos do Estado, visando enfrentamento dos desafios de forma a buscar a melhor resposta que a ciência possa oferecer à atividade e/ou problemática da água.

O Plano formula a demanda de inovação das organizações do setor de recursos hídricos em termos precisos, sob a forma de projeto de pesquisa aplicada com uso de tecnologia e/ou projeto de inovação. Sua construção contou com a participação de diversas instituições do setor de recursos hídricos, como Cogerh, Sohidra, Funceme e Cagece, sob a liderança da SRH.

O documento, que contém 56 páginas, foi dividido por capítulos iniciando pelo processo de construção do Plano, seguindo pelas mudanças, desafios, gestões, oportunidades e alternativas, encerrando com a apresentação dos projetos e lideranças.

Para acessar o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação dos Recursos Hídricos, clique aqui