Clusters Econômicos de Inovação: prorrogado prazo para envio de problemas do Ciclo 2 do programa

22 de abril de 2021 - 16:48 # # # # # # # # # #

Ascom Sedet


Os interessados na chamada pública devem apresentar as propostas de soluções de problemas até 27 de abril

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) prorrogou o prazo até o dia 27 de abril, para a chamada pública para o recebimento de propostas de problemas que afetam a competitividade de setores priorizados das regiões de planejamento do Ciclo 2 do Programa Clusters Econômicos de Inovação. Para cada um dos 19 clusters, serão selecionados até 3 problemas prioritários e até 2 pesquisadores de instituições de ciência e tecnologia de sua região. Estes pesquisadores irão mentorar startups para o desenvolvimento de soluções, produtos e serviços que venham a neutralizar tais problemas prioritários.

Em 2019, o Ciclo 1 do projeto iniciou com cinco das catorze regiões de Planejamento do Ceará – Cariri, Sertão Central, Sertão de Sobral, Vale do Jaguaribe e Grande Fortaleza 1 e 2. Agora, no Ciclo 2, quatro novas regiões se incorporam ao Programa. São elas:

. Litoral Norte – Agropecuária, Extrativismo e Agroindústria; Comércio e Indústria de Madeira e Papel com ênfase no Polo Moveleiro da região e Turismo;

. Litoral Leste – Agropecuária, Extrativismo e Agroindústria; Turismo e Infraestrutura e Logística;

. Sertão dos Crateús – Comércio; Construção Civil e Setor Imobiliário, e Agropecuária, Extrativismo e Agroindústria.

. Serra da Ibiapaba – Agropecuária e Extrativismo e Agroindústria; Turismo, Infraestrutura e Logística;

A priorização destes setores foi validada junto ao ecossistema de inovação de cada região. Os registros dessas reuniões encontram-se aqui, basta clicar.

Os interessados devem enviar os problemas relacionados a setores e regiões acima mencionados seguindo um modelo de apresentação, disponibilizado no clicando aqui.
E se você clicar aqui, é possível fazer o download da apresentação do projeto. Ainda há outro arquivo que contém o detalhamento dos critérios que serão utilizados nas avaliações.

Saiba mais

O Programa Clusters Econômicos de Inovação é uma ação conjunta das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), contando com a participação ativa da maioria das instituições que formam o ecossistema de inovação do Estado.

O programa atua na articulação e integração da iniciativa privada, academia, sociedade civil organizada e instituições de fomento, com o intuito de gerar mais e melhores oportunidades de emprego e empreendedorismo nas regiões de planejamento do estado do Ceará.

Os problemas levantados pelos clusters do Ciclo 2 serão priorizados no mês de abril por uma Banca Examinadora a partir de uma apresentação em formato de pitch, de até 10 minutos, por equipes formada por representantes de universidade-empresa.

Estes problemas serão avaliados pela banca a partir dos seguintes critérios: impacto na competitividade do cluster, sustentabilidade do empreendimento inovador e viabilidade de execução.

Junto com a priorização dos problemas, serão selecionados pesquisadores em cada clusters, com qualificação técnica comprovada, que orientarão o processo de modelagem de soluções, produtos e serviços para responder aos problemas priorizados. Os pesquisadores devem pertencer à região, podendo ser analisadas exceções justificadas.

Para mais informações clique aqui.