Projeto “Anatomia da Canção” analisa música de Belchior no dia em que sua morte completa quatro anos

23 de abril de 2021 - 16:18 # # #

Raphaelle Batista - Ascom do Porto Iracema das Artes - Texto

Encontro acontece no dia 30 de abril, às 17h30min, no canal no YouTube da Escola. Mediação é de Mona Gadelha

No dia em que a morte do inesquecível cantor Belchior completa quatro anos, o Porto Iracema das Artes promove evento para homenageá-lo. Estamos falando do projeto “Anatomia da Canção”, que reunirá três especialistas para comentar e analisar a obra do sobralense a partir da música “Alucinação”, canção do célebre disco de mesmo nome lançado em 1976 pelo artista.

O encontro no dia 30 de abril, a partir das 17h30min, será transmitido ao vivo pelo YouTube da Escola e terá mediação de Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. Para comentar as canções, convidamos a pesquisadora Josy Teixeira, com mestrado e doutorado sobre Belchior, o músico e escritor Léo Mackellene e Nirton Venâncio, poeta, roteirista e diretor de cinema.

O projeto “Anatomia” já aconteceu no Porto Iracema em outras áreas, como Cinema, Dança e Teatro. Agora, é a vez do Laboratório de Música ganhar uma edição. De acordo com Mona Gadelha, não teria mês mais conveniente para o evento, já que abril é marcado pela perda do grande artista cearense. “A gente pensou em mais uma vez homenagear o Belchior. Lembrar dele é preservar sua memória, chamar atenção sempre para a importância da sua poética na música do Ceará”, comenta a coordenadora.

Belchior é um dos artistas brasileiros que conseguiu ganhar o mundo e hoje é cultuado e admirado por diversos outros profissionais da música. Não seria diferente para o Porto Iracema, que desde 2013 é uma escola catalisadora da Arte no Ceará. Nas palavras de Mona, o “Anatomia” é um momento para redescobrir novas nuances e possibilidades de estudos nas canções do artista.

“Isso acontece com grandes mestres. Com certeza com Gilmar de Carvalho também será assim. Quando perdemos uma pessoa que é referência de genialidade, nós ficamos com esse presente que é rever sua obra e dividir nossos pensamentos/sentimentos sobre sua obra. É uma forma de celebrarmos a obra do Belchior”, complementa Gadelha, fazendo referência à partida do professor e pesquisador Gilmar de Carvalho, ocorrida no último sábado (17).

Sobre os convidados

Josely Teixeira Carlos
Pesquisadora da USP, com mestrado e doutorado sobre Belchior. Pós-Doutora em Letras e Música (Paris X) e Doutora em Letras (USP/Paris Sorbonne), vem desenvolvendo, na última década, pesquisas sobre o trabalho do espanhol Joaquín Sabina. Com publicações em livros e revistas do Brasil e do Exterior, ministrou palestras, cursos e conferências sobre música popular no País, na América Latina e na Europa. Jornalista e radialista, tem artigos de divulgação científica e crítica musical publicados na Folha de S.Paulo, O Globo, Correio Braziliense, Zero Hora e Carta Capital.

Instagram: @josyteixeiracarlos
Site: https://www.discosediscursos.com/

Léo Mackellene
Músico, escritor e professor. Doutorando em Educação brasileira pela UFC. Mestre em Literatura e Práticas Sociais pela UnB. Vocalista da banda sobralense “Trovador Eletrônico”, nascida em homenagem a Belchior. Autor de vários livros entre os gêneros poesia, conto, romance e educação linguística. Editor-chefe de Publicações Acadêmicas da FLF, em Sobral-CE.

Nirton Venâncio
Poeta, roteirista e diretor de filme, pesquisador e professor de cinema. Nasceu em Crateús, Ceará, em 1955. Formou-se em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Vencedor do Prêmio Filgueiras de Poesia, com o livro Roteiro dos Pássaros. Seu segundo livro, Cumplicidade Poética, saiu em 1984. Dois de seus curtas-metragens receberam prêmios principais em festivais nacionais. Seu livro mais recente é Poema Provisório. Finaliza em 2021 um documentário sobre o Pessoal do Ceará.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Projeto “Anatomia da Canção” analisa obra de Belchior no dia em que sua morte completa 4 anos
Quando: Sexta-feira (30), às 17h:30min
Onde acessar: Canal do Youtube do Porto Iracema das Artes