Entidades do Cariri são capacitadas sobre o Programa Mais Nutrição

27 de abril de 2021 - 15:50 # # # # #

Ascom SPS
Ariel Gomes Foto

Programa já consolidado nos municípios de Maracanaú, Caucaia e Fortaleza, o Mais Nutrição avança na região do Cariri. Nesta terça-feira, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), iniciou capacitação de representantes e técnicos das 37 Organizações da Sociedade Civil credenciadas por edital para receberem as doações do programa naquela região.

Idealizadora do Mais Nutrição, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, explicou como as entidades credenciadas passam a receber os alimentos. “Os editais são lançados pela SPS. As entidades participam destes editais e, após o credenciamento, a equipe de segurança alimentar vai às comunidades para verificar se, de fato, as entidades estão atendendo as crianças e adolescentes em extrema vulnerabilidade. Após a averiguação e a assinatura do Termo de Compromisso, as entidades passam por qualificação e, em seguida, garantem o direito a receber, por um ano, as doações”, explica Onélia Santana.

“Fazemos o trabalho de capacitação das entidades, mas seguimos acompanhando esse trabalho após a doação dos alimentos. A equipe técnica promove capacitações rotineiras e monitora o programa, avaliando se estamos conseguindo implantar novos hábitos alimentares e alcançar ganhos nutricionais”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

O secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina, destaca a importância da capacitação dos operadores sociais: “As entidades sociais são nossos parceiros na execução das políticas públicas. São elas que abrem os caminhos e nos ajudam a construir uma política inovadora de segurança alimentar e nutricional para nossas de crianças e jovens. Sigamos de mãos dadas”, destacou.

“Essa capacitação é essencial para prepararmos as instituições e instruí-las sobre a estrutura, logística e rotinas do novo Programa”, acrescenta a coordenadora da CSAN, Regina Praciano.

O Mais Nutrição busca contribuir para a redução da insegurança alimentar e nutricional de pessoas atendidas em entidades da rede socioassistencial do Estado, por meio do aproveitamento e repasse de alimentos excedentes e que se encontram em perfeitas condições de consumo. O Mais Nutrição tem a execução do Governo do Ceará através das secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e do Desenvolvimento Agrário (SDA), além da Ceasa (Centrais de Abastecimentos do Ceará), da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) e também do apoio do Instituto Agropolos do Ceará. Conta com a parceria permanente da Associação dos Permissionários da Ceasa (Assucece) e do Grupo M. Dias Branco, além de parceiros espontâneos da iniciativa privada. Até agora, o programa já distribuiu mais de 775 mil quilos de alimentos nutritivos, frutas e verduras, para mais de 27 mil cearenses em situação de vulnerabilidade social.