Cineteatro São Luiz realiza programação com a temática trabalhadores da Cultura neste sábado (1º)

29 de abril de 2021 - 12:45 # # # # #

Elídia Vidal - Ascom Cineteatro São Luiz

A faixa de programação “Percurso da Cena” do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza edição especial em alusão ao Dia do Trabalhador. A atividade, que consiste na apresentação de um trabalho seguida de uma troca de ideias e impressões, ocorre neste sábado (1º), às 18h, através do canal de YouTube do São Luiz.

A exibição será do documentário “Imagens – 20 anos de Resistência”, sobre os 20 anos de atuação do Grupo Imagens de Teatro, sua história e a de inúmeros trabalhadores da Cultura que fizeram parte do grupo, como atores, iluminadores, figurinistas e técnicos. Na sequência, Edson Cândido entra ao vivo para um bate-papo, onde discorrerá sobre espetáculos, processos de criação, personagens, técnica e dramaturgia.

Sobre o documentário “Imagens 20 anos de Resistência”

O documentário traz relatos e fatos dos atores que fizeram parte do Grupo Imagens de Teatro nos seus 20 anos ininterruptos de atividade. Mais de 30 profissionais compõem esse cenário, nas áreas de atuação, iluminação, figurino, entre outros.

O “Imagens” teve sua origem em janeiro de 2001, com um estudo para montagem do espetáculo homônimo, de Benedito Rodrigues Pinto. O diretor Edson Cândido já havia montado um espetáculo do mesmo autor, “Meia-Sola”, no Estado de São Paulo e, a partir dessa segunda experiência, enveredou pela linha de montagem realista de autores ditos “malditos”.

Desde as primeiras experiências até hoje, o Imagens de Teatro acumula uma bagagem de duas décadas em pesquisa, montagem e apresentação de espetáculo, adaptando-se, nessa trajetória, aos mais diversos espaços, desde palcos tradicionais a galpões, bares e ambientes alternativos, disseminando a cultura teatral e formando plateia em todo o país.

Sobre Edson Cândido

Edson Cândido participará da conversa ao vivo logo após a exibição do documentário. O Diretor do Grupo Imagens há 20 anos é graduado em Jornalismo e possui pós-graduação em Assessoria de Comunicação. Também Produtor Cultural, já foi Gestor Cultural dos Correios e atualmente é Conselheiro Municipal de Cultura. Participou da Federação Estadual de Teatro, Movimento Conte e Movimento Todo Teatro é Político. Seus principais espetáculos como diretor são: Barrela, Navalha na Carne e O Abajur Lilás.

Serviço

[Percursos da Cena] Grupo Imagens de Teatro – 20 anos (Exibição do documentário “Imagens 20 anos de Resistência” + live com o diretor Edson Cândido)

Dia 1º de maio, às 18h

Onde: no Canal de Youtube do Cineteatro, em https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Classificação: Livre | Duração: 120 min (aprox. 50 min de documentário + 70 min de bate-papo)