Policiais penais recém-empossados recebem aulas práticas do curso de nivelamento

29 de abril de 2021 - 09:26 # # # # # #

Ascom SAP - Texto e Foto


A última turma de policiais penais, empossada pela Secretaria da Administração Penitenciária, iniciou as aulas práticas do nivelamento operacional. As atividades presenciais seguem todos os protocolos de segurança dos decretos do Governo do Estado do Ceará e as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nas aulas práticas foram abordadas áreas de conhecimentos diversas como imobilização tática, procedimentos de rotinas prisionais, manuseio do bastão tonfa e defesa pessoal. Além disso, a Escola de Gestão Penitenciária iniciou o Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro – CAAT que faz parte da grade curricular do curso de nivelamento, de caráter obrigatório.

A capacitação tem carga horária de 64 horas/aula. Os novos servidores recebem aulas de condução, manuseamento e manutenção de armas como fuzil, calibre 12, semi-automático e ponto 40.

As técnicas e metodologias aplicadas no curso, buscam desenvolver habilidades para o desempenho da rotina em ambiente prisional, diminuindo o risco à integridade física do policial, do interno e da sociedade.

O curso de nivelamento teve início com aulas teóricas na modalidade online desde março. Os agentes tiveram aulas de conhecimentos sobre combate às organizações criminosas, rotina prisional, gerenciamento de situações críticas, direitos humanos, instrução normativa, ética profissional, lei de execução penal e procedimentos de visitas a pessoas privadas de liberdade, dentre outros.