Aesp inicia Curso de Formação e Treinamento Profissional de Delegado de Polícia Civil

3 de maio de 2021 - 16:40 # # # # # # #

Ascom Aesp - Texto

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (03), as atividades do Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe (Turma 3 – Decisão judicial).

Seguindo rigorosos protocolos de segurança sanitária, os novos alunos foram recebidos pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, acompanhado do diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu e do delegado-geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira.

O secretário falou aos futuros delegados do trabalho desenvolvido pela Secretaria e do compromisso dos profissionais da segurança com a sociedade. “A linha de atuação da Segurança Pública do Estado do Ceará é integração, é inteligência, é operacionalidade, é o uso da tecnologia… É atingir os resultados, é atingir as metas. Nós acompanhamos diariamente em todos os locais do Estado do Ceará, praticamente de hora em hora, os índices de criminalidade e fazemos os ajustes necessários para que naqueles lugares em que há um aumento de crimes, a polícia atue cumprindo a sua função. Qual é a linha e qual é o objetivo de tudo que nós fazemos? O bem-estar da sociedade!”, destacou Caron.

Em seu discurso, o delegado-geral Sérgio Pereira, ressaltou os investimentos que o Estado tem feito na polícia judiciária cearense e destacou a responsabilidade dos futuros policiais. “O Governo do Estado vem investindo muito na área de segurança pública. Para vocês terem uma ideia, na Polícia Civil, hoje, o armamento que a gente utiliza é o mesmo do Exército Americano. Mas a arma mais eficiente que nós temos está sendo forjada aqui, nessa Academia, que são os nossos policiais. E os senhores que, farão papel de gestores além de administrar a delegacia e organizar operações de combate e, principalmente, contra as organizações criminosas terão um papel crucial para motivar e liberar esse efetivo”, declarou o gestor.

A aula inaugural foi ministrada pelo superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará, professor doutor José Helano Matos Nogueira, com o tema “A importância da Supesp na concretização da Segurança Pública baseada em evidências no Estado do Ceará”.

Segundo o superintendente, a revolução da análise de dados e informações policiais em conjunto com o uso de evidências científicas está mudando a segurança pública no estado do Ceará. “A Segurança Pública Baseada em Evidências (SPBE) consiste no uso da ciência aplicada na formulação de políticas, diretrizes, modelos e estratégias de segurança pública para redução da criminalidade. A SPBE usa como fonte os dados e informações criminais e sociais disponíveis nas bases de conhecimento e bancos de dados para elaborar pesquisas, estatísticas e análises de forma a facilitar a tomada de decisão pelos gestores de segurança pública”, pontuou Helano Nogueira.

A programação do dia contou ainda com um seminário introdutório no período da tarde, com a participação do delegado-geral adjunto da PCCE, Márcio Gutiérrez, que apresentou a estrutura da Polícia Civil e fez um balanço das operações policiais realizadas pela instituição no último ano. Além do diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan Andrade que explicou o funcionamento administrativo e acadêmico da Aesp.

Formação

O Curso de Formação e Treinamento Profissional, que é a segunda fase do certame, tem uma carga horária de 720 horas/aula e visa preparar os candidatos para o exercício das funções de delegado de Polícia Civil, de acordo com a competência estabelecida na legislação.

Durante quase 4 meses, os alunos passarão por intenso treinamento prático e teórico, acompanhando aulas de mediação de conflitos, direitos humanos, direito penal, defesa pessoal; ética e cidadania; criminologia, análise criminal; polícia comunitária; investigação policial; tiro policial defensivo, entre outras disciplinas que preparam o aluno para exercerem suas funções na rotina policial.

“O delegado de Polícia Civil não é apenas o operador do Direito que, manuseando os códigos e os normativos jurídicos, homologará as prisões em flagrante delito e apurará as infrações penais, com exceção das infrações penais militares, mas o ser humano que, com bom senso, atuará nas situações de agonia das pessoas que precisarem de suas atuações profissionais. Aqui os alunos terão uma rotina acadêmica que cultuará os valores da hierarquia e da disciplina, valores que constituem a base institucional da SSPDS”, explicou o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu.

Protocolo de segurança sanitária

As aulas presenciais na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) estão liberadas conforme Decreto Nº 34.058, de 01 de maio de 2021, e para garantir a segurança e a saúde do corpo discente e docente, a Aesp tomou diversas medidas para que o distanciamento social e as normas sanitárias previstas nos decretos estaduais de combate ao novo coronavírus (Covid-19) fossem cumpridos. Salas de aulas, banheiros e demais ambientes foram adaptados com álcool em gel 70%, placas de sinalização, cartazes informativos e tiveram seu mobiliário reorganizado para obedecer ao distanciamento.

Medidas como o uso obrigatório de máscaras, de álcool em gel 70% e aferição diária de temperatura, também estão entre os protocolos implementados na rotina do curso. Antes do início das aulas, todos os alunos do Curso de Formação de Delegados foram convocados pela Aesp para fazer o teste do Covid-19.