Biblioteca Pública Estadual do Ceará celebra Dia das Mães conversando com mães que leem

5 de maio de 2021 - 15:04 # # # # # # #

Ivy Ariane - Ascom BECE - Texto
Ascom Secult - Fotos

“Mães Leitoras” é o tema que abre o programa Histórias de Quem Lê de maio. Vamos conhecer três ávidas leitoras, trabalhadoras da área da cultura e mães de crianças ainda pequenas. Como a leitura acontece em meio aos afazeres e às brincadeiras dos filhos? Ler com os pequenos é reencontrar também o caminho de volta aos livros? Com a participação da bibliotecária Luciana Martins, da jornalista Ivna Girão e da gestora cultural  Lina Luz, a live será na quinta-feira (6), a partir das 18h, no YouTube da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE). O encontro é uma oportunidade de conhecer e celebrar o amor das mães… pelos livros também!

O programa Histórias de Quem Lê da BECE, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, proporciona conversas com autores, professores, gestores’ editores, artistas, pesquisadores, contadores de histórias e demais pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida e trabalho a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra e a literatura. 

No mês de maio, o programa Histórias de Quem Lê ainda recebe: a educadora, pesquisadora Mayara Albuquerque, que fala sobre o projeto Severinas Mulheres do Sertão direto de Quixeramobim (CE); Fernando Braga, bibliotecário, criador da Biblioteca Comunitária Chico Parafuso e ex-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia CRB-3 e a escritora Natércia Pontes, nos dias 11, 18 e 25, respectivamente. A mediação dos encontros será feita pela artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da BECE, Fernanda Meireles. Toda a programação tem acessibilidade em libras. 

Projeto Palavras

A programação do “PALAVRAS” de Maio inicia nesta sexta-feira (7), às 19h, com um dos grandes músicos, cantores e compositores cearenses, Eugênio Leandro. Também escritor e produtor de arte, Eugênio viajará por sua obra infantil, de fábulas e contos, com muita música e criatividade no recital poético. A apresentação acontece no Youtube Biblioteca Pública Estadual do Ceará e no Instagram do Projeto Palavras. 

Na música, Eugênio é autor de cinco álbuns solos, um instrumental e diversas produções coletivas, em discos, shows e festivais. Seu mais recente álbum musical de 2016 é “Escrito nas Jangadas”. Já na literatura, é autor de cinco livros, entre infantis, contos e biografia. Escreveu o livro “A Noite dos Manequins”.

O projeto Palavras”, uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros numa ação conjunta com a BECE e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A programação gratuita e online continua pelo Instagram @palavras.projeto e @bece_bibliotecaestadualdoceara e pelo canal da Casa da Prosa no Youtube e da Biblioteca Estadual do Ceará – BECE

Serviço

Programa “Histórias de Quem Lê”

Dias 6, 11, 18 e 25 de maio, às 18h

Convidados: Luciana Martins, Ivna Girão e Lina Luz (dia 06), Mayara Albuquerque (dia 11), Fernando Braga (dia 18) e Natércia Pontes (dia 25).

Mediação: Fernanda Meireles

Youtube da BECE 

Projeto PALAVRAS

Dia 07 de maio, às 19h

LIVE – Eugênio Leandro com Recital Poético

Youtube da BECE e Instagram @palavras.projeto