Cartilha da Sesa orienta e alerta sobre uso de remédios sem prescrição médica

5 de maio de 2021 - 13:43 # # # #

Suzana Mont'Alverne Texto
Saulo Cruz Arte gráfica

O uso de remédios sem prescrição médica ou por conta própria pode parecer a melhor solução imediatamente, mas causa complicações futuras à saúde. Por isso, neste 5 de maio, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) alerta a população que toda medicação deve ser prescrita por um profissional de saúde. Entendendo a importância do assunto, a Sesa lança cartilha com várias orientações e alertas importantes, reforçando, principalmente, que a automedicação, apesar de ser comum, não é uma prática indicada.

Cartilha: Uso racional de medicamentos

A farmacêutica e gestora da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica da Sesa, Fernanda França Cabral, explica os efeitos da automedicação. “Como consequência, podemos citar reações alérgicas, dependência e perigo de intoxicação, podendo ocasionar até a morte e resistência a medicamentos no caso dos antibióticos”, pontua. A gestora ainda acrescenta que até os remédios considerados comuns, para a dor, como dipirona ou paracetamol, devem ser administrados com cautela, pois podem ocasionar problemas graves.

“Os medicamentos analgésicos são utilizados comumente pela população, mas, como todo medicamento, devem ser utilizados com cautela e em quantidades adequadas. O paracetamol, por exemplo, se utilizado em excesso, pode causar danos ao fígado e, em casos mais extremos, pode até culminar na necessidade de transplante do órgão. No caso da dipirona, o excesso pode ocasionar tremores, náuseas e reações alérgicas”, alerta.

O uso dos contraceptivos também é destacado pela farmacêutica. “Contraceptivos também devem ser utilizados em quantidades apropriadas, sob risco de eventos de trombose, se utilizados em excesso”.

Relação Estadual de Medicamentos

A Sesa estimula campanhas sobre o uso racional de remédios nas unidades de saúde, inclusive em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF-CE), colocando como prioridade o uso correto e eficaz dos fármacos como fonte essencial para a recuperação dos pacientes internados. Tanto que divulgou, em 13 de abril deste ano, a Relação Estadual de Medicamentos (Resme), que visa a promover a padronização de uma relação única para o Ceará e que contemple as particularidades e necessidades das unidades de saúde em todos os níveis de atenção.

“A Resme qualifica o acesso e promove o uso racional de medicamentos, como também dá subsídios para a otimização das ações de planejamento e organização, pois consideramos o medicamento como um dos principais insumos estratégicos utilizado para a promoção da melhoria das condições de saúde e vida da população cearense”, afirma Fernanda.