Semace participa de encontro com unidades federativas para discutir análise dinamizada do CAR

5 de maio de 2021 - 14:42 # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace - Texto

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve presente na Reunião de Nivelamento com as Unidades Federativas sobre a Análise Dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (CAR), ocorrida nesta terça-feira (04), com transmissão online realizada pelo Serviço Florestal Brasileiro. Na ocasião, a coordenadora do CAR na Diretoria Florestal da autarquia, Tereza Farias, representou a Semace durante o encontro que contou com 207 gestores e técnicos dos 26 estados da federação.

O evento teve como objetivo nivelar os avanços do CAR para agilizar a análise dos cadastros em todo o país. A perspectiva é implantar uma análise dinamizada do cadastramento junto aos estados. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelo SFB e Universidade Federal de Lavras (MG) que auxiliará os estados com capacitação, análise jurídica e insumos tecnológicos nas análises do CAR.

“É muito importante o Ceará está participando desse processo, visto que estamos em posição satisfatória uma vez que temos recurso financeiro proveniente do Fundo Amazônia e BNDES. Isso será um diferencial muito grande para a parte de análise no cadastro com qualidade em nosso Estado”, analisa Tereza Farias.

Para implantar a análise dinamizada se faz necessário que os estados disponham de insumos e serviços na área de geoprocessamento, realize atividades capacitação e os instrumentos normativos para assegurar qualidade técnica e segurança jurídica nos procedimentos. “A articulação entre o sistema de meio ambiente e de agricultura são essenciais para implantação desta política pública”, conclui Tereza.