SSPDS reforça importância de cuidar da higiene das mãos como medida eficaz no combate à Covid-19

5 de maio de 2021 - 11:14 # # # # # #

Martina Dieb - Ascom SSPDS - Texto
Paulo Cavalcanti - Foto Cícero Oliveira - Vídeo

Você sabia que uma simples lavagem de mãos pode ser uma medida eficaz na prevenção de infecções graves, como a Covid-19? As mãos são um dos principais meios de disseminação das infecções, principalmente, da transmissão do coronavírus. Por causa disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um desafio global e instituiu o 5 de Maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos, prática simples, mas uma eficaz ferramenta de prevenção a possíveis doenças.

No Ceará, a Secretaria da Segurança Pública e de Defesa Social (SSPDS) reforça na sede e em suas vinculadas a higienização correta das mãos como uma das principais diretrizes e estratégias para o incentivo à prática preconizada pela OMS e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A promoção da lavagem das mãos na Secretaria tem como objetivo reduzir possíveis infecções, além de promover a segurança dos profissionais e da população.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron, ressalta a relevância dessa iniciativa devido ao agravamento da pandemia e como medida de biossegurança, que deve fazer parte da rotina de todos. “É importante destacarmos a lavagem das mãos para a proteção de todos contra Covid-19. Essa atitude impede que mais pessoas sejam contaminadas com a doença. Para os profissionais de segurança, destacamos a importância dessa higienização permanente e outros cuidados, como o uso de máscara e o distanciamento social, para proteger ao máximo a todos”, destaca o secretário.

Rotina da segurança

Na sede da SSPDS e suas vinculadas, as ações de enfrentamento à pandemia são constantes entre os profissionais que estão em campo junto à população, os que trabalham fisicamente nas unidades ou aqueles que estão desempenhando suas atividades de forma remota. Na sede da Secretaria, as ações contam com a realização de testes de swab periodicamente, além da aquisição e instalação de totens de álcool em gel na entrada principal e em todos os blocos, desinfecção diária de áreas comuns e salas. A SSPDS também disponibilizou uma comunicação visual sobre o uso obrigatório de máscaras, medidas de distanciamento e cuidados com a higienização correta das mãos.

O secretário Sandro Caron enfatiza sobre a rotina dos profissionais da segurança em meio a gravidade da crise sanitária. “Existe a preocupação na sede da SSPDS e nas veiculadas em fornecer aos profissionais álcool em gel, máscara, itens de proteção, para evitar ao máximo o contágio com o vírus”, salienta.

Polícia Militar

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) vem realizando um trabalho constante de conscientização e orientação sobre os cuidados no combate do Covid-19 com os policiais. São repassados para as unidades por meio do Comando Logístico (Colog), os materiais de higiene, tais como álcool líquido e em gel a 70%, distribuição de máscaras descartáveis, e insumos. Foram elaborados, ainda, informativos sobre a forma de higienização da viatura e equipamentos de trabalho, e ao chegar em casa, como deve ser feita a assepsia correta do fardamento.

Em parceria com a Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR), a PMCE realiza testes de swab nos policiais militares que estejam com suspeita de Covid-19, antes e depois de operações que necessitem deslocamentos para outras regiões do Estado. Os policiais que se contaminam são acompanhados e contam com todo o suporte necessário para uma melhor e mais rápida recuperação. A CSASR com sua equipe visita as unidades para orientar sobre os cuidados a serem tomados nesse período de pandemia.

Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) promove a distribuição periódica de materiais para a higienização e proteção da corporação, além de equipamentos de Proteção Individual (EPI), álcool em gel e líquido, máscaras, borrifadores e outros itens de prevenção.

Além da realização de testagem, os profissionais também foram orientados a reforçar a higienização pessoal e de equipamentos, viaturas, corredores, maçanetas, cadeiras e outros locais com fluxo de pessoas. O atendimento presencial nas delegacias de Polícia Civil foi reduzido e redirecionado para a Delegacia Eletrônica (Deletron), cujas ocorrências de determinados fatos são feitas de preferência no formato online, visando à diminuição de pessoas nas delegacias em busca de atendimento. Há ainda o redimensionamento no efetivo das delegacias para mantê-las funcionando nos serviços essenciais sem concentração de muitos servidores ao mesmo tempo nos espaços físicos das delegacias e departamentos.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) adquiriu tapetes de policloreto de vinila, termômetros digitais infravermelho e máscaras de tecido 100% algodão para a corporação. Os atendimentos do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do CBMCE estão sendo realizados de forma on-line, e o Projeto Saúde, Bombeiro e Sociedade (PSBS) também é realizado na modalidade remota, todas as segundas e quintas-feiras, a partir das 16h30min.

Em razão da pandemia, o canal do Youtube do CBMCE, que hoje é o maior canal na rede social entre os Corpos de Bombeiros do Brasil, foi criado para dar sequência às atividades de bem-estar e qualidade do PSBS. O canal já acumula 13,2 mil pessoas inscritos e 90 programas com mais de 350 mil visualizações. Todas as medidas visam mais segurança para a população e os bombeiros, além de servir de uma estratégia de aproximação entre os participantes do projeto e a corporação.

Pefoce

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) redobrou todos os cuidados no combate ao coronavírus na segurança sanitária de seus servidores e do público externo visando à saúde de todos e à plena atividade do órgão, mantendo suas equipes atuando nas ruas e nos laboratórios sempre prestando um serviço de excelência em busca da verdade. Todos os profissionais da sede e aqueles que estão em campo fazem uso de máscaras de proteção e higienizam as mãos, ações de biossegurança que sempre fizeram parte da rotina da Pefoce, pela natureza técnico-científica de suas funções. Durante a pandemia, essas práticas foram expandidas e reforçadas entre os servidores do órgão em todas as unidades no Estado.

Aesp

Na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) foi disponibilizado álcool em gel 70% em todas as áreas comuns do prédio, totens na entrada e em todos os andares da academia. Além de suportes de álcool em gel nas salas de aula, elevadores e demais espaços. Nos banheiros, além de sabão, também foram afixados cartazes educativos sobre a lavagem correta das mãos.