Jovens Embaixadores: aluna da EEEP Paulo VI é selecionada para intercâmbio internacional

10 de maio de 2021 - 13:12 # # # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto (com informações da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil)

Sara Bella Bezerra Moreira, estudante da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Paulo VI, em Fortaleza, será a representante cearense da edição de 2021 do Programa Jovens Embaixadores. Aos 16 anos e cursando a 3ª série do Ensino Médio técnico em Enfermagem, Sara foi selecionada junto com outros 32 estudantes brasileiros para participar de uma experiência de intercâmbio cultural, após cumprir os requisitos necessários em todas as quatro etapas seletivas. O resultado foi anunciado na última sexta-feira (7), pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O processo de seleção contou com 10.119 inscrições.

O programa ocorrerá entre os dias 14 de junho e 13 de agosto deste ano. Em decorrência da pandemia de Covid-19, não será possível a realização em formato presencial nos Estados Unidos, como em edições anteriores. Deste modo, as atividades foram convertidas para o modelo online.

Fazer intercâmbio sempre foi um dos grandes objetivos pessoais de Sara. “Mesmo com a questão da pandemia e o programa ter que ser realizado online, para mim, o que mais importa não é simplesmente viajar e conhecer outro lugar. É, principalmente, conhecer pessoas de outros países, fazer novos contatos e construir uma vida internacional. Isso porque meus sonhos têm muito mais a ver com a questão global do que somente com a minha cidade e país. Tenho vontade de influenciar pessoas que estão no mundo inteiro”, idealiza.

Até ter conseguido a aprovação no programa, no entanto, Sara precisou vencer uma série de desafios. O maior deles, ela conta, era a insegurança. Para tanto, a jovem contou com o apoio da família, da escola e dos amigos. “Esta não foi a primeira vez que tentei participar de programas de intercâmbio internacional. Já tinha buscado outras vezes e não consegui. Então, fiquei com medo de não conseguir mais uma vez e me frustrar. Mas, lutei contra isso e meu pensamento foi de que não podia parar de tentar”, explica.

Vivência

Com a adaptação para o formato online, a experiência precisou ser repensada e inovada. Na nova proposta, Jovens Embaixadores, brasileiros e americanos estarão juntos para participar de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital e mudanças sociais, tanto em nível local como em esfera global. Todos os envolvidos compartilharão, virtualmente, um pouco de sua história e cultura.

Além disso, atividades complementares foram implementadas, com o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido por meio do intercâmbio. Serão propostas ações que visem estimular o processo criativo e inovador dos participantes, como missões, desafios e projetos criativos seguindo a ideia de “mão na massa”.

Ação

Um dos principais quesitos para a seleção no Jovens Embaixadores é o engajamento em iniciativas de impacto social. Neste contexto, Sara é vice-presidente do projeto “De mãos dadas”, que busca fortalecer o debate sobre igualdade de gênero e educação sexual entre meninas com idade entre 15 e 20 anos. “O objetivo do projeto é trazer mais conhecimento a respeito destes temas, já que por falta de informação, muitas pessoas acabam sendo prejudicadas em sua vida social. A motivação inicial que tivemos foi a incidência de casos de gravidez na adolescência”, esclarece.

Sara lembra que o “De mãos dadas” foi idealizado pela jovem Aisha Paz – que concluiu o Ensino Médio em 2020 na EEEP Paulo VI e foi uma das selecionadas da edição passada do Jovens Embaixadores.

Na função de vice-presidente do projeto, Sara atua como líder do “Grupo de Trabalho (GT) de mídias”, sendo responsável pela administração da página da iniciativa no Instagram. “Esse é o nosso maior modo de atuação hoje em dia. Naquele espaço, falamos sem medo de julgamentos e sabemos que estamos sendo ouvidas. Devido à pandemia, não podemos desenvolver nenhum trabalho de forma presencial. Mas, futuramente, nossa ideia é levar a ação para além da internet. Temos mais de 690 seguidores, e o número cresce diariamente, mas queremos também ir a lugares com grande circulação de pessoas, como os terminais de ônibus de Fortaleza, para passar nossas mensagens por meio de cartazes e outros recursos”, projeta.

De acordo com Sara, o “De mãos dadas” incentiva as adolescentes a reconhecerem a própria voz, a expressarem o que sentem e a aceitarem-se melhor. “Fazemos uma abordagem sobre como a menina cresce e se torna mulher, para se posicionar dentro da sociedade”, analisa.

Perfil

A professora de Língua Inglesa da EEEP Paulo VI, Simone Vieira, vem acompanhando a trajetória de Sara desde a entrada no Ensino Médio e revela que a jovem possui boas relações na escola, além de ter perfil de liderança e iniciativa.

“Sara realiza diversos trabalhos voluntários na escola, principalmente como monitora de algumas disciplinas. É extremamente interessada pelos estudos, apresenta excelente desempenho escolar, tem boa fluência oral e escrita em Inglês, além de possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade. São suas marcas fortes a organização, a eficiência, a pontualidade e a alta capacidade de resolução de problemas. Além dessas qualidades, é preciso salientar que se trata de pessoa comunicativa, educada, criativa, calma, humilde, de fácil convívio e sempre pronta a ajudar os outros, o que contribuiu muito no seu desempenho ao longo do projeto. Tenho certeza de que essa oportunidade será excelente para o seu desenvolvimento de habilidades e para o seu crescimento pessoal”, enaltece a professora.

Sobre o programa

Desde 2003, 667 jovens brasileiros já participaram do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD e IBM, e também da PLT4Way Inglês e Inclusão Social e da USBEA – Associação de ex-Bolsistas de Programas do Governo Americano.

Atualmente, o Programa Jovens Embaixadores é realizado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina.