Uece celebra convênio técnico-científico através de parceria público-privada

11 de maio de 2021 - 15:51 # # # # #

Ascom Uece

O convênio técnico-científico celebrado entre Uece, Usibrás e Iepro foi oficializado na segunda-feira, 10, tendo como objeto intitulado “Impacto do consumo de castanha de caju em marcadores cardiometabólicos e oxidativos de crianças e adolescentes obesos do estado do Ceará”. O estudo tem a coordenação da professora Carla Soraya Costa Maia, do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS) da Uece.

A pesquisa tem como objetivo avaliar a efetividade do consumo de castanha de caju in natura ou o óleo da amêndoa da castanha de caju e da dieta regional sobre o estado nutricional e biomarcadores sanguíneos de risco cardiovascular e de dano oxidativo em crianças e adolescentes. O estudo conta com a participação de docentes do PPGNS, da professora Nágila Damasceno, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), e do professor Luis Moreno, da Universidade de Zaragoza, na Espanha.

Para a professora Carla Soraia Maia, o convênio é “um passo muito importante para o Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da Uece, pois é o primeiro convênio público-privado que tem objetivo técnico-científico”. Uma parte do projeto recebeu, recentemente, o financiamento do Edital PPSUS-Funcap.

Assim, o desenvolvimento desta pesquisa reúne a Uece, Secretarias Municipal de Saúde e Educação, a iniciativa privada com apoio da Usibrás e importantes Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e internacionais.

“Achamos importantíssimo enaltecer a castanha de caju, dada a importância que ela possui para a economia do Estado do Ceará. A Usibrás continua de braços abertos para a pesquisa e inovação”, afirmou o gerente administrativo da empresa, José Evandro Nepomuceno Ferreira.

Parcerias público-privadas são importantes formas de apoio para o desenvolvimento de pesquisas. Para o ex-reitor e presidente do Iepro (Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece), professor Francisco de Assis Moura Araripe, é gratificante ver que “nossos professores vencem barreiras e a cada dia trazem mais inteligência para dentro da nossa universidade e a serviço da sociedade”.

O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, encerrou a reunião de celebração do convênio exaltando a trajetória crescente da Universidade no desenvolvimento de pesquisas. “Agora a Uece se utiliza de parceria público-privada para desenvolver mais pesquisas, gerando inovação a serviço do povo cearense”.

A reunião contou ainda com a participação do engenheiro de alimentos da Usibrás, Ueber Fontenele; coordenadora em exercício do PPGNS, professora Sara Maria Moreira Lima Verde; vice-coordenadora, professora Maria Luisa Pereira de Melo; docente visitante do PPGNS, professora Kaluce Almondes; e das mestrandas Dinara Araujo, Juliana Ricarte e Xenia Martins.