Cúpula da SSPDS se reúne com representantes das AISs para o fortalecimento de estratégias e redução ainda maior de índices criminais

13 de maio de 2021 - 08:52 # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e fotos

O trabalho das Forças de Segurança vem impactando positivamente nas estatísticas criminais no Ceará. A exemplo disso está a redução de 37,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais no Estado, durante o mês de abril, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 275 contra 439. Contudo, visando uma retração ainda maior desses números, a cúpula da Segurança Pública cearense se reuniu, na manhã desta quarta-feira (12), com os comandantes e delegados responsáveis por cada uma das 22 Áreas Integradas de Segurança do Estado.

As reuniões por videoconferência foram divididas em três momentos ao longo do dia, de forma a otimizar o diálogo com os responsáveis por cada território. Pela manhã, o foco se concentrou nas dez AISs que compõem todos os bairros de Fortaleza. Já à tarde, foi a vez da Região Metropolitana da Capital, seguida das Áreas Integradas de Segurança do Interior. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e o secretário executivo da pasta, Samuel Elânio, participaram do encontro.

Além dos chefes da SSPDS, o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio de Oliveira; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Sérgio Pereira; o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Helano Matos; a coordenadora de Planejamento Operacional (Copol), Socorro Portela; o coordenador de Inteligência da SSPDS, Nelson Pimentel, e o coordenador de Operações de Segurança (Ciops), coronel Aristóteles Coelho, também integram a reunião presencial na sede da Secretaria da Segurança, em Fortaleza.

Sandro Caron parabenizou o trabalho de todos e comentou que a integração e o trabalho em equipe são fundamentais para que o Estado alcance melhorias e traga segurança ao cidadão. “Eu gostaria de começar parabenizando a todos os senhores e pedir que transmitam nossos cumprimentos a todos da equipe. A gente sabe que o trabalho de Polícia é sempre um trabalho em equipe. Parabenizando justamente a Polícia Civil e a Polícia Militar, primeiro pelos resultados já em matéria de estatística e na queda da criminalidade, principalmente no mês de abril. Em relação aos CVLI, a maior queda foi em Fortaleza, e a gente vê o empenho de todas as forças. Essa queda é decorrente do trabalho de todos vocês. A nossa maior satisfação é ver que além do empenho das forças, está havendo também muita integração”, disse.

O balanço a que Caron se refere é a redução de 52,4% nos CVLIs em Fortaleza, que foi de 145 para 69 crimes em abril último se comparado com o mesmo mês do ano de 2020. Índices positivos foram registrados também em todas as regiões do Estado. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram registrados 88 CVLIs, em abril último, e 143 no mesmo mês de 2020 (-38,5%). O Interior Sul e o Interior Norte também apresentaram reduções, respectivamente de 27,2% e 15,7%. O Sul caiu de 81 mortes no quarto mês do ano passado para 59; e o Norte foi de 70 CVLIs para 59.

O secretário aproveitou para destacar que reuniões como essas são fundamentais para que a cúpula escute cada representante e monte de forma conjunta as melhores estratégias. “O mais importante (nessas reuniões) serão os momentos em que cada representante da PC e da PM falará. Nós sabemos que as soluções mais efetivas partirão de cada um de vocês. Os senhores que conhecem a área, sabem das peculiaridades. O momento mais importante é o momento em que cada um de vocês poderá explanar um pouco da atuação, trazendo sugestões e pedidos de apoio para nós”, pontuou.

Transparência

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas prezam pela transparência de dados, ponto que é característica da pasta e do Governo do Ceará. Todas as informações sobre Crimes Violentos Letais Intencionais são divulgadas no portal da pasta, de forma diária, mensal e anual. O Ceará se enquadra no Grupo 1 de Qualidade pelos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais. Esse grupo é formado por estados que apresentam maior qualidade das informações, segundo critérios adotados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).