Profissionais do HGCC têm momentos de relaxamento para diminuir estresse no trabalho

13 de maio de 2021 - 13:44 # # # # # #

Wescley Jorge - Ascom do HGCC - Texto
Thiago Freitas - Fotos

Terapeutas ocupacionais promovem relaxamento de profissionais no HGCC

Massagens relaxantes, auriculoterapia, hipnoterapia e exercícios laborais fazem parte dos cuidados terapêuticos destinados aos profissionais que atuam no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). As terapeutas ocupacionais promovem as atividades para diminuir o estresse, as tensões e preocupações dos trabalhadores, especialmente em meio à pandemia de Covid-19.

Em vários dias da semana e com horários diversos, os cuidados, que integram o projeto Bem Viver, são desenvolvidos pelo serviço de Terapia Ocupacional da unidade. “Buscamos favorecer o colaborador, aliviando as tensões, medos, ansiedade e preocupações, além de contribuir para o desempenho ocupacional, que implica na assistência ao paciente”, explica Cláudia Hemerita, coordenadora do serviço.

Junto aos momentos de bem-estar físico e mental, com melhora da autoestima e do autocuidado, também há orientações em relação à postura corporal mais adequada durante o trabalho.

A enfermeira Carolina Martins sempre busca as terapias para aliviar as tensões que surgem na rotina. No momento atual, ela conta, a procura tem sido maior. “O profissional que está na linha de frente pode ter um momento de fuga dessa realidade avassaladora que mexe tanto com o nosso psicológico e demanda uma carga de estresse muito grande”, diz. Para ela, o cuidado com a saúde do trabalhador é fundamental, pois também ajuda na relação com o paciente.

Auriculoterapia auxilia no combate ao estresse, à ansiedade e insônia

Uma atividade que é muito procurada é a auriculoterapia. “Ela potencializa algum tratamento que a pessoa esteja fazendo, trabalha a ansiedade e a insônia. Integra ainda o bem-estar físico e mental, proporcionando que o indivíduo se conecte com ele mesmo, por meio do estímulo na orelha feita com sementes de mostarda”, explica a terapeuta ocupacional Lygia Vasconcelos.

Benefícios para todos

A enfermeira Daniele Holanda diz que atuar em uma instituição que se preocupa com a saúde do colaborador mostra que há um direcionamento para o cuidado integrado com benefícios para todos. “A auriculoterapia ajuda bastante e alivia os sintomas de estresse, de tensão, de sobrecarga emocional e profissional”, afirma.

Exercícios coletivos também ajudam no bem-estar individual

Além das atividades individuais, há momentos voltados para o cuidado coletivo, nos próprios setores, onde são realizados alongamentos, massagens, relaxamento, dinâmicas e reflexões no ambiente de trabalho. “Não cansa, não causa suor. É uma atividade que prepara o colaborador para o trabalho”, complementa a terapeuta ocupacional Andreia Barroso Martins.