Governo do Ceará é destaque no VI Prêmio Anual promovido pelo BID

14 de maio de 2021 - 14:04 # # # # # #

Luiz Pedro Bezerra Neto - Ascom Seplag - Texto

O Governo do Ceará conquistou posições de destaque no VI Prêmio Anual Gestion para Resultados en el Desarrollo 2020, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e do Caribe em Gestão para Resultados de Desenvolvimento (CoPLAC-MpRD).

O Prêmio GpRD tem por objetivo reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão para resultados desenvolvidas pelos governos e gestores nacionais, estaduais e municipais dos países da América Latina e Caribe.

Duas iniciativas desenvolvidas por gestores e técnicos cearenses tiveram reconhecimento no VI Prêmio GpRD 2020 e foram classificados em terceiro lugar em suas respectivas categorias.

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) conquistou premiação na Categoria Geral com o Modelo de Monitoramento e Avaliação dos Acordos de Resultados que envolveu em 2020 um total de 16 secretarias e 31 órgãos e entidades da administração pública estadual.

A metodologia de Avaliação dos Acordos de Resultados foi desenvolvida pela equipe da Célula de Gestão para Resultados em 2019, ano em que foi apresentado pela primeira vez o Ranking da Avaliação dos Resultados. Na metodologia de avaliação são considerados cinco pilares: Nota dos Indicadores (NI); Nota das Entregas (NE), Nota Financeira (NF), Nota de Pactuação (NP) e a Nota do Monitoramento (MN).

“O reconhecimento internacional vindo da CoPLAC-MpRD/BID posiciona a Seplag entre as instituições públicas de excelência no desenvolvimento e implementação de modelos inovadores de gestão, além de ser um incentivo para todos que fazem a Rede Estadual de Planejamento e Orçamento (Renop-Ceará) continuem empenhados no fortalecimento da gestão pública orientada para resultados”, diz o orientador da Célula de Gestão para Resultados, Everton Maciel.

A outra iniciativa premiada na Categoria Monitoramento e Avaliação é o Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo), desenvolvido pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) para auxiliar na operacionalização de recursos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O Sigo, que foi desenvolvido em 2019, é de uso intuitivo e permite que operadores da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS elaborem rotas que sejam utilizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros com base no mapeamento dos hidrantes na região de uma ocorrência.

Devido a pandemia ainda não foi definida a data e o formato da solenidade de entrega dos prêmios. Nas edições anteriores a premiação aconteceu durante o Seminário Internacional da Rede de Gestão de Resultados em Governos Subnacionais da América Latina e Caribe, que ocorreu em um dos países integrantes.

Sobre o BID e a CoPLAC

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição promotora do prêmio, é uma organização financeira internacional com sede na cidade de Washington, EUA, criada no ano de 1959 com o propósito de financiar projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial regional na área da América Latina e o Caribe.

A Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e do Caribe em Gestão para Resultados do Desenvolvimento (CoPLAC-MpRD) iniciou seu trabalho em meados de 2005 como um componente-chave no processo de aumento da capacidade sustentável em nível nacional.

Sobre a Avaliação dos Acordos de Resultados

A metodologia detalhada da Avaliação dos Acordos de Resultados encontra-se no Guia Metodológico, que pode ser acessado clicando aqui.