Porto Iracema promove mais uma releitura de “Pedagogia da Indignação” nesta quarta-feira (19)

14 de maio de 2021 - 15:19 # # # # # # # #

Raphaelle Batista - Porto Iracema das Artes - Texto
Divulgação - Fotos

O encontro do II PAULO FREIRE A BOMBORDO – Centenário homenageia o educador com leitura coletiva e aberta ao público de “Segunda carta – Do direito e do dever de mudar o mundo” e ”Terceira carta – Do assassinato de Galdino Jesus dos Santos – indígena pataxó”

O Porto Iracema das Artes realiza, na próxima quarta-feira (19), mais um momento de releitura do livro “Pedagogia da Indignação”, de Paulo Freire. Este é o terceiro mês do II Paulo Freire a Bombordo – Centenário, projeto que revisita a obra do educador brasileiro e o homenageia no ano de seu centenário, que se completará em 19 de setembro. A atividade acontecerá ao vivo, a partir das 18h, pela plataforma Zoom, com limite de até 100 pessoas, e também será transmitida no Canal do YouTube da Escola.

Até setembro, em “Relendo Paulo Freire: Pedagogia da Indignação”, todo dia 19 contará com um momento online, aberto à participação do público, que pode ler e discutir trechos do livro com pesquisadores, educadores, artistas e demais interessados. Em maio, a leitura conjunta será da ”Segunda carta – Do direito e do dever de mudar o mundo” e da ”Terceira carta – Do assassinato de Galdino Jesus dos Santos – indígena pataxó”. Confira o livro AQUI.

Cartas para Paulo Freire

Conforme anunciado na abertura do II Paulo Freire a Bombordo – Centenário, no dia 19 de março, o convite para a iniciativa “Cartas para Paulo Freire”, um desdobramento do projeto, segue em aberto. A atividade consiste no envio de cartas pelo público, tendo como critério para as produções o diálogo com o pensamento e as práticas de Paulo Freire no livro “Pedagogia da Indignação”, que reúne as últimas cartas do pernambucano. “Escolhemos esse gênero pelas dimensões de diálogo e do afeto, possibilitando uma reflexão crítica capaz de gerar ecos no atual contexto que vivemos”, reflete Iana Soares, coordenadora do Programa de Fotopoéticas do Porto Iracema.

Para integrar a iniciativa, as cartas devem ser enviadas para o e-mail cartasparapaulofreire@gmail.com. Ao final da ação, em setembro, será feita uma leitura dos escritos.

Confira, abaixo, as próximas datas do “Relendo Paulo Freire: Pedagogia da Indignação”:

> 19 de maio – 18h
Segunda carta – Do direito e do dever de mudar o mundo
Terceira carta – Do assassinato de Galdino Jesus dos Santos – indígena pataxó
Zoom e Canal do YouTube do Porto Iracema

> 18 de junho (excepcionalmente) – 18h
Descobrimento da América
Alfabetização e miséria
Zoom e Canal do YouTube do Porto Iracema

> 19 de julho – 18h
Desafios da educação de adultos ante a nova reestruturação tecnológica
A alfabetização em televisão
Zoom e Canal do YouTube do Porto Iracema

> 19 de agosto – 18h
Educação e esperança
Denúncia, anúncio, profecia, utopia e sonho
Zoom e Canal do YouTube do Porto Iracema

> 19 de setembro – 18h
Encerramento e partilha de cartas escritas para Paulo Freire
Zoom e Canal do YouTube do Porto Iracema

Centenário

O calendário de ações II Paulo Freire a Bombordo – Centenário, que celebra o aniversário de 100 anos de Paulo Freire no dia 19 de setembro de 2021, prevê apresentações artísticas, mostras audiovisuais, aulas abertas, debates, leituras, entre outras atividades, com a ideia de promover um mergulho na obra de Paulo Freire, refletindo sobre sua atualidade e relevância na cena cultural contemporânea.

A programação é organizada em parceria pela rede de escolas criativas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), geridas pelo Instituto Dragão do Mar: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ), Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, além do Porto Iracema.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Nesta quarta, 19, Porto Iracema promove mais uma releitura de “Pedagogia da Indignação”
Quando: 19 de maio, quarta-feira, a partir das 18h
Onde: Zoom e transmissão ao vivo no Canal do Youtube do Porto Iracema
Limite de 100 pessoas na sala