Busca ativa reaproxima jovens da escola e dos sonhos

18 de maio de 2021 - 15:59 # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc

Suzyany Pereira da Silva, de 17 anos, é aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professor José Teles de Carvalho, no município de Brejo Santo, onde cursa a 3ª série. Após concluir a educação básica, a jovem diz ter o desejo de dar sequência aos estudos e ingressar na faculdade de Medicina. Por algum tempo, entretanto, este sonho quase foi abandonado. Diante do cenário de incertezas e adversidades provocado pela pandemia, Suzyany deixou a escola em maio de 2020. Com dificuldades em ter acesso à internet, o distanciamento social e a falta de perspectivas transformavam-se em obstáculos.

Contudo, graças ao empenho de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, professores e estudantes, que fizeram uma grande campanha de busca ativa, a situação foi revertida e Suzyany retornou às aulas ainda em agosto daquele ano. Além dela, outros 111 estudantes que estiveram ausentes das atividades escolares no ano passado também voltaram para a unidade de ensino.

Hoje, a jovem mostra-se entusiasmada pelos estudos e consciente do que busca para si. “Naqueles momentos, não estava entendendo nada. Fiquei com crise de ansiedade, passei por vários problemas pessoais e não conseguia acompanhar os assuntos abordados pelos professores. Por incentivo dos meus colegas, que me deram muitos conselhos, e por ver que não ia adiantar ficar sem estudar, pois isso não garantiria o meu futuro, voltei para a escola e hoje em dia estou conseguindo acompanhar os conteúdos”, ressalta Suzyany.

Colaboração

A diretora da EEMTI José Teles de Carvalho, Aparecida Rodrigues, explica que a estratégia inicial foi fazer o levantamento dos alunos que não davam devolutiva das atividades, ou que estavam sem acesso à internet. Após o mapeamento, foram estruturadas novas abordagens, com foco nas relações e no alcance dos alunos afastados, utilizando diferentes redes sociais e a colaboração de diversos atores.

“Temos, como principais aliados, os professores diretores de turma e os próprios estudantes, por meio dos Grupos Cooperativos de Apoio à Permanência Estudantil (GCape). Esses grupos são compostos, em cada sala, por 3 a 5 alunos, que são líderes na busca de colegas, e também dão apoio à aprendizagem, auxiliando na resolução das atividades. Pessoas da comunidade também se dispõem a ajudar, levando materiais para os que moram em localidades mais distantes. Neste ano, dos 132 alunos que deixaram a escola, já conseguimos trazer de volta 130”, esclarece Aparecida.

A estudante Estefanni Dinah Pereira, de 17 anos, é uma das envolvidas no trabalho de resgatar colegas ausentes na EEMTI José Teles de Carvalho. A jovem diz sentir-se bem em colaborar com a causa. “Sempre liguei, mandei mensagens, ajudei na resolução das atividades e tirei dúvidas. Se isso não for suficiente, e eu souber de algum canal do Youtube que possa ajudar na compreensão, por exemplo, também indico. É importante que todos entendam o capítulo que estamos estudando”, relata.

Superação

No município de Arneiroz, a Escola de Ensino Médio (EEM) Maria Dolores Petrola também apresenta experiências exitosas no que diz respeito à busca ativa de alunos faltosos. Chama a atenção o fato de, em 2020, cerca de 60% dos 340 matriculados na instituição serem residentes da zona rural, grande parte sem acesso à internet. Neste cenário, a gestão da escola buscou estratégias diversas, com apoio de todos os professores – sobretudo dos diretores de turma – e dos profissionais lotados nos ambientes pedagógicos de aprendizagem e no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A diretora da EEM Maria Dolores Petrola, Leoneide Araújo, explica que uma das principais ações para garantir a permanência dos jovens foi o trabalho de escuta ativa, tanto dos estudantes como de suas famílias, priorizando o cuidado e o acolhimento individuais.

“Fizemos parcerias com agentes comunitários de saúde, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, Grêmio Estudantil, GCape e Conselho Escolar. Estes parceiros levavam e traziam os módulos (atividades impressas) dos alunos das localidades mais distantes e inacessíveis. Houve um esforço coletivo e coeso desta comunidade escolar em mitigar a perda de alunos, fato que resultou na perda de apenas 2,6% da matrícula de 2020, que poderia ter sido muito mais agravada se este conjunto de ações não tivesse sido implementado”, destaca.

Fortalecimento dos vínculos

A professora diretora de turma Rizoneide Sousa, da EEM Maria Dolores Petrola, pontua que ela e outros colegas fizeram visitas domiciliares, ligações telefônicas e contatos por meio de mensagens com as famílias dos alunos, no sentido de fortalecer as relações afetivas durante o processo de ensino e aprendizagem e melhorar o acompanhamento escolar dos jovens, colocando-se à disposição para prestar orientações.

“O GCape tem desenvolvido ações de fortalecimento em todas as turmas, trabalhando a parte de acolhimento e motivacional com os alunos. Juntamente com o diretor de turma, realiza-se um monitoramento das atividades e conteúdos trabalhados durante a semana e, nas sextas-feiras, todos os conteúdos são disponibilizados de forma organizada, via grupo de Whatsapp da própria turma, no sentido de facilitar o acesso aos alunos que por algum motivo não conseguiram fazer suas atividades. Tudo isso acontece graças ao trabalho em equipe e à grande parceria com o núcleo gestor da escola”, observa Rizoneide.

O estudante Mateus Feitosa, de 17 anos, cursa a 3ª série na EEM Maria Dolores Petrola e é um dos que mais se engajaram nesta mobilização em prol dos colegas. “Percebi que as aulas remotas contribuíram para a desmotivação de um considerável número de estudantes. Diante dessa situação, comecei a identificar esses alunos e a fornecer ajuda para as atividades. Sinto que as ações de busca ativa despertam o sentimento de empatia. Auxiliar aqueles que precisam, deixa, na minha pessoa, o sinal de missão cumprida. Os resultados são positivos e não há nada mais gratificante, neste momento, do que ver um colega superando os desafios com a minha ajuda”, enfatiza Mateus.