Pintura gestacional: grávidas internadas no HGCC participam de ações de humanização

18 de maio de 2021 - 14:47 # # # # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC - Texto e fotos

Com o projeto ‘Mãe, Amor que Transborda’, as pacientes participam de atividades de promoção do autocuidado para elevação da autoestima

Linhas, pinceladas, cores, arte. Com ações de humanização, gestantes e puérperas da linha de cuidado materno-infantil do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, passaram por sessão de beleza e ganharam pintura gestacional durante o mês de celebração às mães.

Com o projeto Mãe, Amor que Transborda, as pacientes participam de atividades de promoção do autocuidado para elevação da autoestima, como a pintura gestacional. A iniciativa também valoriza vínculos afetivos e maternos, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19. “Essa ação resgata a autoestima dessa mulher, é um momento de descontração diante da rotina de internação”, afirma a coordenadora de Residência em Enfermagem Obstétrica, Rita Andréa.

“É uma forma de diminuir a ansiedade, aumentar o vínculo entre mãe e bebê, principalmente de gestantes que passam muito tempo internadas”, explica a enfermeira Paloma Gabrielly Amorim Monteiro.

As ações desenvolvidas ocorrem regularmente no HGCC e fazem parte da humanização no atendimento

A paciente Ana Débora do Nascimento Lopes, que ficou internada no Eixo Obstétrico Covid-19, considera especial o momento da pintura das barrigas. “Para qualquer mãe que passe por este momento na gestação, é uma conexão a mais, e a maquiagem, para mim, é muito mais do que só a maquiagem, é algo revelador, que me traz de volta para mim mesmo”, declara.

No Bloco 200, ala de internação obstétrica, a paciente Maria Isabel Santos da Silva, de 21 anos, gestante de 32 semanas, destacou o fato de ter a barriga pintada, pela primeira vez, conforme a posição fetal do filho. “Gostei muito da pintura porque foi algo que eu nunca tinha visto, foi a primeira vez. Gostei mais ainda porque foi na posição que a minha bebê está”, sorri.

As ações desenvolvidas ocorrem regularmente no HGCC e fazem parte da humanização no atendimento. Desenvolvidas pela Residência em Enfermagem Obstétrica, as atividades seguiram as orientações e protocolos de segurança, conforme as definições do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).