Programa de Residência em Oftalmologia do HGF tem o melhor resultado do Norte e Nordeste

18 de maio de 2021 - 15:18 # # # # # # #

Felipe Martins - Ascom HGF - Texto e Fotos


Este ano, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia avaliou os resultados em dois rankings. O primeiro, referente ao ano passado; o segundo, referente aos três últimos anos

O Programa de Residência de Oftalmologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), conquistou a melhor pontuação entre as instituições do Norte e Nordeste na Prova Nacional de Oftalmologia 2021. Realizado anualmente pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o exame é requisito fundamental para a obtenção do título de especialista na área.

“Esse resultado reflete a qualidade dos profissionais que estamos formando”, ressalta o coordenador da Residência em Oftalmologia do HGF, Dácio Costa. Para o médico, que é ex-presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), três fatores são primordiais para o bom resultado da turma: o elevado nível dos profissionais que atuam na unidade, o rigor da seleção realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e a carga horária teórica de aulas dos residentes. “Além do atendimento, os residentes têm aulas diariamente e 12 provas por ano”, reforça.

Este ano, o CBO avaliou os resultados em dois rankings. O primeiro, referente ao ano passado; o segundo, referente aos três últimos anos. “É um procedimento realizado a cada três anos para atenuar distorções pontuais”, explica Costa. Em ambas as classificações, a turma de residentes do HGF alcançou a melhor nota das regiões Norte e Nordeste.

Para o médico residente Marcelo Diógenes, o resultado da prova de título é um reflexo do trabalho dedicado pela equipe de Oftalmologia do hospital ao programa de residência. “Temos uma equipe com profissionais de todas as subespecialidades da Oftalmologia comprometida com o ensino, incentivo a intercâmbio e estímulo à pesquisa científica. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, afirma.

Equipamento de ponta

Outro grande ponto positivo apontado por Marcelo é a disponibilidade de equipamentos de ponta. Em 2020, foram adquiridos novos aparelhos para o serviço por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Entre eles, dois microscópios alemães para a realização de cirurgias oftalmológicas em 3D. “É um equipamento que reflete em uma melhor habilidade cirúrgica e em um melhor conhecimento de diagnóstico de doenças mais raras”, ressalta o coordenador da residência.

Além dos aparelhos cirúrgicos, o HGF recebeu mais quatro equipamentos que garantem um diagnóstico mais preciso para doenças oftalmológicas: os retinógrafos Visucam 524 e Clarus 500 ultra wide field; o tomógrafo OCT Cirrus 5000; e o biômetro IOL Master 700. A aquisição dos aparelhos faz parte do eixo de inovação da Sesa, que tem como um dos objetivos a modernização da saúde.