Ematerce incentiva fundação de cooperativa agrícola em São Benedito

21 de maio de 2021 - 15:27 # # # # #

Edilmo Gurgel - Ascom Ematerce - Texto
Ematerce São Benedito - Fotos

Com sede no Sítio Campo de Pouso, quatro associações comunitárias de São Benedito criaram a Cooperativa da Agricultura Familiar da Serra da Ibiapaba (Coafsi) neste mês de maio. As associações comunitárias Filhas de Santa Luzia, Mulheres do Salgado I, do Sítio do Meio do Tope e das Mulheres do Abrigo são assistidas pela Ematerce há mais de dez anos.

O órgão da SDA facilita o acesso a programas e política públicas do Governo do Ceará e do governo federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Projeto Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo Francisco Carlos Dias, gerente do escritório local da Ematerce, o capital integralizado é de R$ 3,5 mil e o patrimônio é de R$ 300 mil

A venda dos excedentes da produção das agroindústrias, informa o engenheiro agrônomo, é realizada em feiras municipais e distritais e em estabelecimentos varejistas da região. O técnico da Ematerce Carlos Dias acrescenta ainda que o objetivo da criação da cooperativa foi legalizar e simplificar a comercialização local, seguindo a legislação vigente.

Alguns dos produtos fabricados pela cooperativa incluem bolos, biscoitos, doces, cocadas e polpas de frutas, além de hortifrutigranjeiros in natura.