Virando o Jogo totaliza 1641 jovens em atividade; aulas presenciais retornam próxima semana

24 de maio de 2021 - 14:57 # # #

Ascom Vice-governadoria

Com duas edições em andamento simultaneamente, o Projeto Virando o Jogo, política pública do Governo do Ceará que faz parte do Programa Superação, conta no mês de maio com 1.641 jovens em atividade. Matriculados ainda da primeira edição, 611 deles retornam às aulas presenciais na próxima segunda-feira (31) já visando à qualificação profissional. O restante, após período introdutório dentro das plataformas online que iniciou no dia 5 deste mês, começa nesta segunda-feira (24) a fase de formação cidadã.

Etapa primária do projeto, a formação cidadã busca fornecer aos jovens acesso a conteúdos sobre juventude, direitos sociais, educação ambiental e organização coletiva. Neste primeiro momento, os 1030 matriculados assistirão às aulas pela internet três vezes por semana até o dia 4 de junho. A partir do dia 7 do mesmo mês, as atividades passarão a ser híbridas, ou seja, presenciais e online.

Qualificação profissional

Dentro do projeto desde dezembro de 2019, 611 jovens contarão com aulas três vezes por semana nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) para finalizar a fase de qualificação profissional. Cursos como de assistente administrativo, eletricista, cabeleireiro assistente, fotografia, manicure e pedicure, maquiador, montador e reparador de computadores, vendedor e modelista estão entre os ofertados.

Além do SENAC, equipamentos públicos dos locais de atuação do Virando o Jogo também seguirão sendo utilizados para o aprendizado dos jovens. Atualmente, o projeto abraça mais de 20 bairros distribuídos em cinco áreas.