Corpo de Bombeiros resgata réptil jacaretinga de dois metros em Caucaia

25 de maio de 2021 - 16:20 # # # #

Ascom CMBCE - Texto e Foto

Um jacaretinga, réptil carnívoro também conhecido como jacaré-de-óculos, foi resgatado na tarde dessa segunda-feira (24) por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O animal, de dois metros de comprimento, estava no quintal de uma residência, no KM 16 da BR 116, no Distrito de Genipabu, em Caucaia, pertencente à Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

Os bombeiros militares da 3ª Companhia do 2º Batalhão do CBMCE foram acionados para a ocorrência, onde no quintal da residência encontraram o jacaretinga imobilizado por meio de cordas. Para capturar o réptil foi utilizado o laço tipo cambão a fim de não causar nenhum ferimento ao animal.

O subtenente Izaias, comandante da guarnição de Salvamento, explica que o laço tipo cambão é o instrumento mais utilizado para captura e imobilização de pequenos animais. Ele é confeccionado em alumínio resistente com cabo em aço encapado, medindo cerca de 150 centímetros de comprimento e possui um dispositivo de travamento e soltura.

O animal resgatado no Distrito de Genipabu estava saudável e foi recolhido para uma região de mata fechada da localidade próxima a uma fonte de água e compatível com seu habitat natural. Segundo o Corpo de Bombeiros, no Ceará, esta espécie de réptil tem sido encontrada nas cidades de Caucaia, Crateús e Trairi.

Jacaretinga

Conhecido também como jacaré-de-óculos, o réptil carnívoro habita diferentes rios e lagos. No Brasil recebeu o nome de jacaretinga por causa de seu dorso branco, pois tinga significa “branco”, em língua tupi. Os machos chegam a medir entre 1,8 a 2,5 metros de comprimento, e as fêmeas, 1,4 metro. Alimentam-se de diferentes espécies de animais como crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

Resgate

Os animais silvestres são protegidos pela Lei 9.605/1998, que é norma contra os crimes ambientais. Portanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para cuidados que se deve ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha-se sempre distante do animal; não tente capturá-lo para não se ferir ou machucar o animal. Em seguida, acione imediatamente uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados.