Primeira-dama e Unicef participam de debate sobre primeira infância realizado pelo Ipece

26 de maio de 2021 - 13:00 # # # # # # # #

Pádua Martins - Ascom Ipece


O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) participa mais uma vez da Semana de Avaliação gLOCAL, que este ano vai ser realizado de 31 de maio a 4 de junho em todo o mundo e, no Ceará, de 2 a 4 de junho. A programação desenvolvida pelo Ipece será aberta por uma mesa redonda com o tema “Um olhar sobre a primeira infância: ações e estratégias adotadas pelo Governo do Estado do Ceará”, assunto que será abordado por Onélia Santana, primeira-dama do Estado do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará; João Mário de França, diretor Geral do Ipece, e Rui Rodrigues, gestor de Programas do Unicef para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. O evento tem início às 10h30 e será transmitido ao vivo no https://www.youtube.com/ipececeara.

Ainda no dia 2 de junho, às 17h, tem início a mesa redonda “Resultados da compatibilização dos Indicadores de monitoramento da Agenda 2030 e PPA2020/2023. Participam Marília Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública do Ipece; Lara Costa, gerente da Célula de Formulação de Políticas e Planos de Desenvolvimento (Cepod) da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Ceará; Rômulo Paes de Sousa, doutor em epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, especialista em política, planejamento e gestão em saúde da Fiocruz de Minas Gerais, e Luísa da Mata Machado Fernandes, doutora em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Nova Iorque em Albany (EUA) e pesquisadora da Fiocruz/Minas.

O gLOCAL é um evento para compartilhamento de conhecimento em avaliação e networking em todo o mundo, cujo objetivo é promover o uso de evidências na elaboração de políticas e incrementar resultados em desenvolvimento. Este ano, tendo em vista a pandemia causada pelo Covid-19, os organizadores recomendam que os workshops/debates sejam realizados on-line, a exemplo do que ocorreu no ano passado.

A convite do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e África Lusófona (Clear) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP), organizadora do gLOCAL no Brasil, o Ipece organizou uma programação com debates, minicursos e workshops para os cinco dias do evento.

Objetivos

A gLOCAL week teve sua primeira edição em 2019 e este ano a semana vai ser realizada em junho. O objetivo do evento é apoiar a troca de conhecimentos e experiências em M&A, como forma de promover o desenvolvimento da capacidade de avaliação, apoiar a tomada de decisão baseada em evidências e fortalecer os resultados do desenvolvimento nos níveis local e global. Esses objetivos centrais para a missão da Iniciativa CLEAR são a inspiração do evento.

Graças ao apoio de 177 instituições em todo o mundo, a Semana de Avaliação gLOCAL inaugural, em junho de 2019, teve bons resultados. Mais de 270 eventos foram organizados em 38 países e cerca de 22.000 participantes foram convocados para aprender e compartilhar conhecimentos de M&A.