Rodada Virtual de Negócios da Moda tem início com compradores de 10 estados

27 de maio de 2021 - 09:02 # # # # # #

Ana Beatriz Sugette - Ascom Adece - Texto

Estimular a geração de negócios entre empresas cearenses da moda com compradores de outros estados é um dos objetivos da Rodada Virtual de Negócios com foco no setor. O evento, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado o Ceará (Adece) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), teve início nesta quarta-feira (26) e segue até quinta-feira (27), pela internet.

A rodada contou com inscrições de 12 compradores vindos de 10 localidades, sendo 9 estados brasileiros e um americano. Os produtos cearenses despertaram o interesse de empresas de São Paulo, Ceará, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul, Amazonas e Flórida, nos Estados Unidos.

Bolsas e acessórios, moda praia, vestuário masculino, vestuário feminino, vestuário infantil, uniformes profissionais, calçados, roupas íntimas e moda esportiva estão entre os segmentos ofertados pelas 15 empresas cearenses cadastradas na rodada. Os fornecedores são de Fortaleza, Santana do Cariri, Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Acopiara e Maracanaú.

Durante a abertura do evento, a secretária executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros, destacou a importância do setor da moda tanto para o Governo do Ceará, quanto para a Secretaria. “Faz parte da nossa história, pois a industrialização do Estado começou praticamente com o setor têxtil, que acabou derivando para o de confecções e também com o setor coureiro. Faz parte da nossa história e da nossa colonização, uma vez que se deu por meio de fazendas de alto cultivo do algodão e do criatório bovino. Temos feito vários eventos para dar visibilidade ao setor, que emprega uma quantidade de gente bastante expressiva”, enfatizou.

O apoio do Governo do Ceará ao setor também foi pontuado pelo presidente da Câmara Setorial da Moda da Adece, Paulo Rabelo. “Quero demonstrar minha empolgação com o setor e com o trabalho espetacular do Ceará ao Cubo para elevar a exportação. Estamos conseguindo tirar muito bom proveito disso. É muito bom ver o estado preocupado com nosso setor”, destacou Rabelo, relembrando a Rodada Internacional de Negócios da Moda, realizada em abril deste ano.

Sala de Serviços

O grande diferencial desta edição é a implantação da Sala de Serviços, conforme a coordenadora de Promoção do Setor Industrial da Sedet, Marta Campelo. “O espaço virtual contou com parceiros que chamamos para trazer informações importantes ao setor da moda, como marketing digital, serviços online, plataforma, marketplace, financiamentos, soluções de logísticas. Trouxemos todos esses serviços para apresentar às empresas”.

Participam da Sala de Serviços as empresas Patrus, Santorini Consultoria, Hubsales (Magalu), Banco do Nordeste e Senac.

Ceará ao Cubo

As Rodadas Virtuais de Negócios fazem parte do Ceará ao Cubo, projeto do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que simboliza as novas perspectivas para o Estado. O ‘Cubo’ representa as várias faces econômicas do Ceará, exaltando a pluralidade de temas abordados e que se multiplica a cada nova oportunidade.