Dragão do Mar exibe apresentação de cultura popular do Festival Arte Urgente neste domingo (30)

28 de maio de 2021 - 09:47 # # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom do Centro Dragão do Mar - Texto

Membros de grupos tradicionais se reúnem em espetáculo que celebra a memória dos saberes ancestrais de Mestres e Mestras da Cultura.

Por meio do programa #NaRedeComDragão, o Centro Dragão do Mar continua difundindo arte e cultura nas redes e exibe, neste domingo (30), um dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc no Festival Arte Urgente, organizado pelo Instituto BR e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Com montagem artística conduzida pelo professor-diretor Mauro Cesar, o espetáculo “Sagração aos Encantados” será exibido a partir das 18h, no YouTube do Dragão.

A apresentação foi concebida a partir dos relatos de vida e das experiências de brincantes em seus respectivos grupos tradicionais de cultura. Com apoio da ONG Beatos, o projeto celebra a tradição dos saberes ancestrais e a memória das Mestras e Mestres e suas manifestações culturais. Representantes de diferentes grupos tradicionais de cultura, entre banda cabaçal, lapinha, maneiro pau e reisado e religião de matriz afro-brasileira, celebram a diversidade, a beleza e a potência das manifestações da cultura no Ceará.

O espetáculo, que é resultado do Ateliê de Criação em Cultura Popular do Festival e encerra a Mostra Arte Urgente: Percursos Criativos do Festival Arte Urgente, também será exibido no sábado (29), no canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube, às 21h.

Ficha Técnica “Sagração aos Encantados”

Brincantes
Adriano Aniceto – Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto
Caroline Oliveira – Reisado Decolores Mestre Dedé de Luna
Cícera Maria – Reisado São Luiz
Cicero Edlanio – Reisado de Congo São Miguel Arcanjo
Gabriel França – Terreiro Ilê Asé Omo Ayê
Joval Aniceto – Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto
Maria Fabrisleny – Reisado dos Irmãos
Miguel Nascimento – Reisado Manuel Messias
Riquelme Araújo – Maneiro Pau do Mestre Cirilo
Wandson Pereira – Lapinha Viva Mestra Zulene Galdino

Direção: Mauro César
Roteiro dramatúrgico: Adriano Aniceto, Caroline Lopes, Cícera Nascimento e Mauro Cesar
Cenografia: Edelson Diniz
Figurinos: Penha Ribeiro
Iluminação: Sinésia Ventura
Orientação Musical: Adriano Aniceto
Consultor Musical: Francisco Difreitas
Adereços: Mestra Dora
Produção: Kennedy Saldanha
Apoio Técnico: André Oliveira e Luciano Souza
Assistente de Produção: Luziana Souza
Instituição Parceira Ong. Beatos

Agradecimentos
Mestra Mazé, Mestre Serginaldo, Mestre Cicinho, Mestra Zulene, Mestre Cirilo, Mestre Luis, Mestre Antônio, Baba Edilson e Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Profª Dra. Cícera Nunes, Casa Museu da ONG Beatos, Dane de Jade, Casa Coletivo Translocadas (Aline Vallim e Veronica Navarro), Maria da Guia, Joaquina Carlos, Joedson Nascimento e Miscelane Silva.

Sobre o Arte Urgente

O Arte Urgente é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará. Conta com a Realização do Instituto BR, da Quitanda Soluções Criativas e dos Laboratórios Culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); Produção Executiva da Cinco Elementos Produções e Marco Zero; e Apoio Institucional do Porto Dragão por meio do Instituto Dragão do Mar e da Universidade Estadual do Ceará (Uece); Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

Serviço

#NaRedeComDragão apresenta Festival Arte Urgente, com “Sagração aos Encantados”, dirigido por Mauro César
Data: 30 de maio de 2021 (domingo)
Horário: 18h
Local: YouTube do Dragão
Acesso gratuito e livre