Em nova edição, Cadernos ESP destaca Educação, pandemia e inovação em saúde

31 de maio de 2021 - 10:58 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Júlio Lopes - Arte gráfica

A saúde pública e coletiva, bem como a discussão em torno da Educação, tecnologia e inovação em saúde são os principais temas destacados pela nova edição da revista Cadernos ESP. A publicação já está disponível na página da Revista gerenciada pelo Centro de Investigação Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Ao todo, a edição 2021.1 traz uma seleção de artigos originais, artigos de revisão e relatos de experiência. Entre os principais escritos, o volume apresenta discussões sobre os impactos do coronavírus no trabalho dos assistentes sociais, o monitoramento sistemático das salas de apoio à mulher que amamenta, pesquisas sobre síndrome de Burnout em estudantes de Medicina, além de pesquisas com foco em análises da assistência às pessoas com risco suicida nos Centros de Atenção Psicossocial.

>> Acesse a íntegra da publicação

O editorial, assinado pela médica Lisiane Vasconcelos, reflete sobre a ideia da coletividade e a centralidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto do enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil. “O SUS é uma das maiores conquistas da população brasileira, no intuito de diminuir as tão graves e profundas desigualdades sociais. Desigualdades essas possuidoras de pilares no classismo, no racismo e no machismo estruturais”, afirma Lisiane.

Ainda de acordo a pesquisadora, a educação dos profissionais de saúde deve estar centrada nas necessidades da população. “Não há educação se não há diálogo e não há diálogo sem humildade para escutar”, reforça Vasconcelos. Esse olhar para o social e que ultrapassa os muros das instituições de ciência e pesquisa também foi destacado pelo editor chefe da Cadernos ESP, Jadson Franco.

De acordo com o pesquisador, o lançamento de cada nova edição da revista científica é mais que uma nova entrega para a sociedade. “É o cumprimento do papel da equipe editorial não apenas na feitura da ciência, mas também na disseminação do conhecimento”, diz.

Segundo Franco, esse trabalho tem refletido diretamente nos aceitos e acessos que a publicação tem recebido, tanto de leitores brasileiros quanto de outros países. “De janeiro a maio deste ano, a página da revista obteve mais de 23 mil novos acessos. E isso é uma mostra do crescente alcance desta revista na sociedade”.

Pareceristas reforçam a qualidade da revista

Como parte desse processo de fortalecimento das ações no campo da pesquisa em saúde levada pela ESP/CE, a Cadernos ESP também tem investido no fortalecimento da sua equipe de colaboradores. Como é o caso dos pareceristas ou avaliadores, responsáveis por analisar de forma crítica, técnica e construtiva o conteúdo do manuscrito e dar suporte aos editores executivos e temáticos nos processos de edição da revista científica.

A psicóloga Leonia Cavalcante já colabora com a Cadernos ESP e contextualiza que a parceria com a publicação é pautada pela via do compromisso científico, mas também do afetivo. Para ela, o papel do parecerista exige, antes de tudo, atenção e compromisso a partir da filtragem dos conteúdos que serão apresentados nas revistas científicas. “Publicações como a ‘Cadernos’ têm a função de, exatamente, disseminar pesquisas à população, tomando a perspectiva da saúde coletiva, ratificando as diretrizes do SUS e marcando a importância da transversalidade dos nossos estudos em saúde”, pontua.