Projeto de eficiência energética do campus do Itaperi da Uece vai gerar economia de 67%

31 de maio de 2021 - 12:05 # # # # #

Ascom Uece - Texto

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) teve aprovado, por meio de chamada pública da Enel Distribuição Ceará, projeto de eficiência energética para a iluminação da área externa do campus do Itaperi. O projeto, realizado pela empresa Energo, reúne condições de melhorias econômicas, sociais e ambientais para o principal campus da Universidade.

O projeto tem a finalidade de melhorar a eficiência energética da instituição, buscando a redução de consumo de energia elétrica e de demanda no horário de ponta – período em que a energia custa mais caro porque há maior consumo -, além de introduzir hábitos mais eficientes e racionais de uso de equipamentos elétricos através de medidas socioeducativas junto aos funcionários e alunos da Uece.

O trabalho realizado pela equipe da Energo, em conjunto com os colaboradores do setor de Manutenção da Uece, identificou oportunidades de Ações de Eficiência Energética (AEE). A principal ação é a modernização do sistema de iluminação externa do campus do Itaperi, com a troca de lâmpadas, reatores, e, em alguns casos, de luminárias.

Serão substituídas 150 lâmpadas de vapor metálico de 273W por luminárias de LED, cuja potência é 90W, diminuindo assim o consumo elétrico. Segundo o projeto, a colocação da tecnologia LED possibilita a eliminação do uso de reatores, aumentando o ganho de energia no sistema e gerando melhoria ambiental, pois evita o descarte de resíduos, além de promover redução de custos.

Segundo estimativa do projeto, com a implementação das mudanças no campus do Itaperi, o consumo anual de energia passará de 179,30 MWh para 59,10 MHh – uma redução de 67,03%, o que representa economia anual de R$ 54.295 para a Universidade. O projeto prevê que, com a eficientização de consumo, 1.500.040 pessoas serão beneficiadas, entre alunos, funcionários e comunidade do entorno do campus. O prazo para conclusão dos serviços é de 12 meses após a aprovação e assinatura do contrato.

Descarte

A promoção do descarte dos equipamentos que serão substituídos será realizada em conformidade o que preconiza os Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE), guia de procedimentos dirigido às distribuidoras e empresas proponentes para elaboração e execução de projetos de eficiência energética regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Conforme o projeto de eficiência energética, o descarte dos equipamentos substituídos será realizado de maneira adequada, obedecendo às leis e normas vigentes: lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; lei municipal 10.340/2015, que estabelece normas de responsabilidade sobre a manipulação de resíduos produzidos em grande quantidade; e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT NBR 10004, sobre classificação de resíduos sólidos, e ABNT NBR 15833, que prescreve os procedimentos para o transporte, armazenamento e desmonte com reutilização, recuperação dos materiais recicláveis e destinação final de resíduos dos aparelhos de refrigeração.

Ações educativas

O projeto de eficiência energética prevê ainda ações de treinamento e capacitação, com objetivo de estimular as práticas de eficiência energética, bem como difundir os seus conceitos, garantindo a permanência, fixação de conhecimento e ampliação de ações de eficiência energética a nível regional, tendo como público-alvo funcionários e alunos da Uece.

Serão ministradas palestras a fim de apresentar os fundamentos da Eficiência Energética, bem como seus benefícios, ações de eficiência energética e informações sobre o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). De acordo com o cronograma estabelecido para a execução das capacitações, será proposto avaliação do aprendizado dos participantes. Ao término do treinamento será aplicado um questionário sobre o curso. Serão realizadas duas palestras informativas e educativas, com quatro horas de duração cada, com temas sobre eficiência energética.