Festa do Pau da Bandeira: Programação virtual dá sequência com rodas de conversa e vídeos no YouTube do TJA

2 de junho de 2021 - 16:25 # # # # # # # #

Ascom TJA - Texto
Ascom TJA e Kennedy Saldanha - Fotos

Após abertura, no último dia 30 de maio, os festejos em homenagem a Santo Antônio continuam nesta semana, de 2 a 4 de junho, sempre às 19h

Com abertura oficial realizada no último dia 30 de maio, pelo canal do YouTube do Theatro José de Alencar, a programação da Festa do Pau da Bandeira 2021 – “Patrimônio do Brasil, Bem do Ceará” segue de maneira virtual nesta semana, de 2 a 4 de junho, destacando rodas de conversa com representantes de entidades e grupos de tradição, além de Mestres da Cultura. Durante os três dias, as atividades irão acontecer sempre às 19h.

Na quarta-feira (2), a roda de conversa terá como tema “A introdução do culto a Santo Antônio no Cariri a partir da interatividade histórica entre as cidades de Barbalha/CE e Propriá/SE no séc. XVIII: A Perspectiva de um intercâmbio cultural”. Para o bate-papo virtual, foram convidados Renison Felix (Secretário de Cultura de Propriá), Alberto Amorim (historiador do Centro Cultural de Propriá) e Josier Ferreira da Silva (URCA e Escola de Saberes de Barbalha/ESBA). Na sequência, haverá exibição de vídeo de Rossi Magne (poeta e memória/ Centro Cultural de Propriá).

Já com o tema “Bandas Cabaçais – O Som do Cariri”, o tema da roda de conversa da programação de quinta-feira (3) contará com as presenças de Adriano Aniceto (Banda Cabaçal Irmãos Aniceto), Maria Auxiliadora de Sousa Evangelista (Reisado dos Irmãos Discípulos de Mestre Pedro) e Evanio Soares (Vila da Música). Para completar a noite, um vídeo do Grupo Oigá, este formado pelos trio de multi-instrumentistas Leone Frazão, Rômulo César e Wesley Santana.

Valéria Cordeiro (CODAC – Secult/CE), Ni de Sousa (Grupo Mateu de Teatro) e Josier Ferreira (URCA e Escola de Saberes de Barbalha/ESBA) irão compor a roda de conversa “Cidadania e Sustentabilidade: Desafios do Séc. XXI” na sexta-feira (4), que terá ainda a mediação de Dane de Jade (Vila da Música). Ao final, haverá exibição de entrevista com o Sr. Epitácio, o “Mateu de Barbalha” (Escola de Saberes de Barbalha/ Lei Aldir Blanc).

As atividades, no entanto, ainda não param por aqui! O encerramento oficial da “Festa do Pau da Bandeira 2021 – Edição Virtual” acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho, no mesmo horário e canal de transmissão (às 19h, no YouTube do TJA), com mais rodas de conversa com a participação de convidados e exibição de documentários.

O evento é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar (FATJA), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, Escola de Saberes de Barbalha, Centro Pró Memória de Barbalha e Sociedade Artística & Cultural Engenho Velho, além do TJA, Instituto Dragão do Mar, Secult-CE, Governo do Estado – Secretaria da Cultura, Casa de Saberes Cego Aderaldo e Vila da Música.

Sobre a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio

Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e como Patrimônio Cultural do Ceará, pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa), a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio é um dos mais tradicionais festejos do Estado, que chega a mobilizar milhares de pessoas numa programação extensa e diversificada no mês de junho. Dentre os principais destaques, estão a Missa do Folclore, a Alvorada e os cortejos de grupos folclóricos, sendo o ponto alto o carregamento do pau e hasteamento do mastro.

Programação de 2 a 4 de junho

(Sujeita a alterações)

DIA 2 (QUARTA-FEIRA)

* Roda de conversa “A introdução do culto a Santo Antônio no Cariri a partir da interatividade histórica entre as cidades de Barbalha/CE e Propriá/SE no séc. XVIII: A Perspectiva de um intercâmbio cultural”

Convidados:

– Renison Felix (Secretário de Cultura de Propriá)

– Alberto Amorim (Historiador do Centro Cultural de Propriá)

– Josier Ferreira da Silva (URCA e Escola de Saberes de Barbalha/ESBA)

* Exibição de vídeo de Rossi Magne (Poeta e memória/ Centro Cultural de Propriá)

DIA 3 (QUINTA-FEIRA)

* Roda de conversa “Bandas Cabaçais – O Som do Cariri”

Convidados:

– Adriano Aniceto (Banda Cabaçal Irmãos Aniceto)

– Maria Auxiliadora de Sousa Evangelista (Reisado dos Irmãos Discípulos de Mestre Pedro)

– Evanio Soares (Vila da Música)

* Exibição de vídeo do Grupo Oigá

DIA 4 (SEXTA-FEIRA)

* Roda de conversa “Cidadania e Sustentabilidade: Desafios do Séc. XXI”

Mediação: Dane de Jade (Vila da Música)

Convidados:

– Valéria Cordeiro (CODAC – Secult/CE)

– Ni de Sousa (Grupo Mateu de Teatro)

– Josier Ferreira (URCA e Escola de Saberes de Barbalha/ESBA)

* Exibição de entrevista com o Sr. Epitácio, o “Mateu de Barbalha” (Escola de Saberes de Barbalha/ Lei Aldir Blanc)