Mais Infância Ceará é destaque na Semana de Avaliação gLOCAL

2 de junho de 2021 - 15:19 # # # # # # # # # #

Deborah Vanessa - Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Texto e Fotos

Com o tema “Um olhar sobre a primeira infância: ações e estratégias adotadas pelo Governo do Estado do Ceará”, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, apresentou o Programa Mais Infância Ceará nesta quarta-feira (2) durante a Semana de Avaliação gLOCAL, evento virtual para compartilhamento de conhecimento em avaliação e networking em todo o mundo, com objetivo de promover o uso de evidências na elaboração de políticas e incrementar resultados em desenvolvimento. O debate contou com as participações da primeira-dama, do diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), João Mário de França, e do gestor de Programas do Unicef para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar.

Onélia ressaltou os resultados positivos das ações do Programa Mais Infância Ceará e a importância das parcerias realizadas pelo Estado. “O Estado não faz nada sozinho. O Programa Mais Infância tem uma forte pactuação com os municípios. Eles são personagens importantíssimos para execução do Programa Mais Infância e isto tem contribuído bastante. Há um desejo de investir, porque conhecem, porque sabem da importância. Nós que fazemos o Governo do Estado acreditamos que é importante investir no capital humano e investir desde a primeira infância”, pontuou.

A convite do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e África Lusófona (Clear) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP), organizadora do gLOCAL no Brasil, o Ipece organizou programação com debates, minicursos e workshops que vai desta quarta-feira (2) até sexta-feira (4) e pode ser conferido em https://www.youtube.com/ipececeara. “Um dos mais importantes objetivos dessa Semana de Avaliação é essa troca de experiências locais. Muitos dos internautas que estão nos assistindo no Brasil todo não tinham esse conhecimento do detalhamento do Programa Mais Infância. Essa sequência contando toda a história desde o início, o pensar do programa até o estágio atual, vai contribuir para que os gestores que estão assistindo de outros estados repliquem em outros locais”, ressaltou o diretor geral do Ipece, João Mário de França, durante o debate realizado na abertura da programação.

Rui Aguiar acredita que os resultados do programa serão vistos em horizontes curtos e longos. “Daqui a 15 anos a gente vai ver esses resultados. Toda criança com 4 anos de idade, que hoje está na educação infantil, a gente espera que conclua o Ensino Médio. O que a gente espera nos próximos 5, 10 e 15 anos? A essência do Mais Infância é de um programa de desenvolvimento infantil, mas a nossa aposta é de que mais do que um programa de desenvolvimento infantil ele seja um programa de redução das desigualdades e da pobreza multidimensional”, disse.

Objetivos

A gLOCAL week teve sua primeira edição em 2019 e este ano a semana está sendo realizada neste início de junho. O objetivo do grande evento é apoiar a troca de conhecimentos e experiências em M&A, como forma de promover o desenvolvimento da capacidade de avaliação, apoiar a tomada de decisão baseada em evidências e fortalecer os resultados do desenvolvimento nos níveis local e global. Esses objetivos centrais para a missão da Iniciativa CLEAR são a inspiração do evento. Graças ao apoio de 177 instituições em todo o mundo, a Semana de Avaliação gLOCAL inaugural, em junho de 2019, contou com mais de 270 eventos organizados em 38 países e cerca de 22.000 participantes foram convocados para aprender e compartilhar conhecimentos de M&A.